Desde o seu lançamento público em 2011, o Google+ rapidamente cresceu e hoje tem mais de 540 milhões de usuários ativos que enviam cerca de 1,5 bilhões de fotos todas as semanas. Usando um armazém em San Francisco transformado em uma galeria de arte na manhã de hoje, o Google anunciou novos recursos para o Google+ que não só melhoram o Hangouts como também tornam a captura, organização, edição e armazenamento de fotos mais fácil do que nunca.

original

Hangouts

O Google anunciou melhorias em todos os três serviços do Hangouts, incluindo compartilhamento de localização, GIFs animados e recebimento de SMS, que agora estão incluídas nas videochamadas. E as videochamadas automaticamente são exibidas em tela cheia e HD com um recurso que melhora a qualidade de iluminação e foco da sua webcam para eliminar problemas de silhuetas de fundo e ruídos.

O serviço Hangouts Broadcast está mais fácil de usar também, oferecendo ferramentas melhoradas que permitem controle melhor das mensagens. Isso inclui um recurso de agendamento redesenhado que cria uma página dedicada a eventos futuros e permite promover com mais facilidade o evento pelas plataformas do Google. Os responsáveis pela transmissão também ganharam mais controles sobre os eventos, com a possibilidade de ajustar o volume dos participantes, assim como eliminar completamente quem estiver incomodando o evento.

original (1)

Fotos

Apesar da proliferação de equipamentos de alta qualidade e custo baixo, a fotografia continua sendo um hobby que consome muito tempo – especialmente com as suas fotos divididas entre diversas câmeras, cartões SD e dispositivos móveis. O problema é exacerbado pelo fato de que agora podemos tirar centenas de fotos em um dia. Mas o serviço de Fotografia atualizado do Google visa reduzir drasticamente a quantidade de tempo e energia gastos ao automatizar a maior parte do processo.

Não apenas o Google+ melhorou seu serviço de backup ao definir por padrão o armazenamento de imagens em resolução completa como a empresa afirmou que, na próxima atualização para o iOS, o programa terá também capacidade de sincronizar em segundo plano.

Organizar a coleção de fotos também é algo que está sendo simplificado. O Google está aplicando algoritmos de visão computacional para automaticamente selecionar as melhores imagens – as com menos borrões, melhor exposição, ou as que envolvem pontos turísticos e o rosto dos seus amigos. Os algoritmos também permitem pesquisar elementos específicos em fotos, mesmo que não seja usada nenhuma tag. O serviço inclui mais de mil termos de busca, incluindo damas de honra, porco-espinho, pôr do sol na praia e mais. A função de busca está disponível na sua biblioteca e na das pessoas dos seus círculos.

original (2)

Editar fotos e vídeos também está mais fácil com melhorias automatizadas de fotos que cuidam de controle de cores, diminuição de ruídos, tom de pele, e outras edições complicadas sem que você se envolva diretamente. Além disso, o serviço pode ser adaptado para as suas preferências específicas, além de poder ser completamente desligado, ou definido para álbuns específicos.

Além disso, o serviço automático do Google agora cuida de processos avançados – como juntar uma série de fotos de ação, ou remover elementos indesejados dessas séries – e é tudo praticamente automático. Usuários podem simplesmente selecionar uma coletânea de fotos e o recurso cuida do resto. Mesmo a edição de vídeo foi automatizada. Ele edita, corta e até sincroniza uma sequência de vídeo com uma música – tudo isso sem a sua intervenção direta. O serviço simplesmente envia uma notificação de que o processo está completo e aguarda a sua autorização para publicar.

original (3)

Para fotógrafos mais exigentes, o Google Snapseed ganhou novos filtros, incluindo um filtro HDR inteligente que usa algoritmos de contraste de pixels para melhorar as imagens – esta é a primeira vez que um algoritmo intensivo computacionalmente foi disponibilizado para dispositivos móveis. E, para os profissionais, o pacote de software Google NIK também ganhou novos filtros.

Com esses novos serviços disponíveis, você já pode separar espaço na prateleira para novos prêmios de fotografia.