Quase quatro milhões de entradas na Wikipedia em inglês foram escritas e são editadas por voluntários. Em 19 de abril, Justin Knapp — nome de usuário koavf — tornou-se a primeira pessoa a completar 1 milhão de edições na massiva, online e aberta enciclopédia. Pelos seus esforços, ele não recebeu um centavo sequer.

Um editor como Knapp é imprescindível na Wikipedia, uma crescente fonte de recursos a qual mais e mais pessoas recorrem na esperança de encontrar informações precisas. É o sexto site mais visitado do mundo e o único que contém uma compreensiva história da Batalha do Forte Sumter e a anatomia de uma bala de paintball. Os editores do site não recebam compensações financeiras pelo trabalho e o número deles está diminuindo. Isso não incomoda Knapp, como disse ao Gizmodo em entrevista por telefone.

“Nunca aceitei nenhuma restituição pelo meu trabalho na Wikipedia — é puramente voluntário. Ainda que a edição paga não seja estritamente proibida, é fortemente desencorajada. Editar esses projetos é relaxante e recompensador — ambos são prêmios em qualquer tipo de trabalho.”

A verdadeira fonte de renda de Knapp inclui seus antigos trabalhos, como babá e pesquisador de mercado para a TGI Friday’s. Ele está vivendo de restituições de impostos enquanto batalha pela graduação em enfermangem na Universidade de Indiana. Knapp fará 30 anos em 18 de novembro mas considera-se já com 30 porque ele conta a sua idade da data da concepção. Até recentemente, vivia com seus pais. Música, política e religião interessam a ele, mas sua vida (como o milhão de edições sugere) é a Wikipedia. Quanto tempo ele gasta trabalhando no site?

“Se você analisar tudo, digo, você tem que imaginar, um milhão de minutos são cerca de dois anos. Então mesmo que você faça as contas, some e tire a média, chegamos a um montão de horas por dia. Então, sim, é basicamente isso o que eu faço no meu tempo livre.”

Ele estima que gasta várias horas diárias editando artigos da Wikipedia. Ele é dedicado, assegura-se que os travessões e hífens sejam usados corretamente. Um dos seus maiores feitos no site foi a criação da bibliografia na entrada de George Orwell, a maior do seu tipo do mundo inteiro, tarefa que lhe tomou cerca de 100 horas. Ele faz um trabalho gigante para manter as informações do site sobre álbuns musicais atualizadas.

“Se um novo álbum é lançado, eu crio um alerta no Google e recebo um email toda vez que sai um review. Adiciono aquele review ao artigo e, com o tempo, crio a nova entrada. Foi o que eu fiz com um artigo do New Multitudes. É um álbum de tributo a Woody Guthrie. Se você der uma olhada no histórico, verá que sou basicamente a única pessoa que o edita e venho editando este desde que o álbum foi lançado. E eu continuo acrescentando informações na medida em que há novas coisas.”

Para outros tópicos, especialmente os que não são cobertos com afinco online, ele combina o Google Acadêmico com o JSTOR ou vai à biblioteca para verificar em livros e fazer pesquisas na unha. Uma estratégia comum é procurar de propósito por lugares onde ele acredita que existam erros.

“Em geral, eu invento um tipo de problema e penso: ‘Ei, quer saber? Isso provavelmente não foi arrumado, isso provavelmente não foi feito por completo'”, disse ele. “E então eu estabeleço que farei isso de uma forma sistemática.”

Ele está nessa desde que topou com a Wikipedia enquanto realizava uma pesquisa sobre o Saara Ocidental em 2003. Ele manteve os olhos no site durante 2004, mas não se registrou como editor até 2005. Em sete anos desde então, nunca estabeleceu um milhão de edições como objetivo.

“O número é arbitrário. Ele só aconteceu porque usamos números em base-10 e, aqui, temos um ‘um’ seguido de vários zeros.”

Uma medida mais significativa para Knapp é se os usuários são capazes de encontrar a informação de que necessitam. “Longe de mim dizer que editar a Wikipedia é um ato de amor, mas eu realmente sinto como se estivesse ajudando outros seres humanos. Isso faz com que eu me sinta melhor — sabendo que de alguma forma eu posso ser uma pequena parte da ajuda que outro recebe e da qual eu jamais saberei.”

É incrível como alguém tão dedicado não seja pago pelo seu trabalho. Você pode usar a Wikipedia gratuitamente todos os dias. Mas aquele oceano de informações quase infinito não desembarcou aqui por acidente. Ele está lá por causa de pessoas como Knapp. [The Wikipedian]