Nos últimos meses, Apple, Nokia, RIM e Motorola estavam nervosas sobre um assunto meio chato: chips de celular. Depois que a Apple propôs um novo padrão para a indústria, finalmente surge um design final – que pode aparecer já no seu próximo celular.

O novo design do nano-SIM, feito pela RIM e Motorola, usa a proposta anterior da Apple e acrescenta alguns ajustes que as outras três fabricantes queriam ver. Nas palavras do The Verge, que conseguiu todos os detalhes, o nano-SIM “é 80% Apple e 20% RIM/Motorola”.

Apesar do tamanho diminuto (8mm x 12mm), ele é feito para ser compatível com entradas antigas de SIM cards, e tem uma reentrância no lado direito para ser possível inserir (e retirar) o chip com um mecanismo de mola – o mesmo que já acontece hoje com cartões SD.

O último passo agora é conseguir a aprovação da Apple, mas dado que o design é quase todo da Apple, isso deve ser fácil. E não deve demorar: a próxima reunião para decidir o assunto de vez junto ao ETSI (Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações), que define o padrão internacional do chip de celular, acontece no fim do mês. [The Verge]