Quando você pede alguma coisa para a Siri, ela traz normalmente algo relacionado com o que você quer. Já o Google Now foi pensado para dar servir informações relevantes quando você precisa, sem que você tenha que procurá-las. Agora imagine os dois se juntassem para formar o Megazord dos assistentes pessoais. O resultado dessa união é a Sherpa, que está finalmente disponível nos EUA.

Desenvolvido na Espanha nos últimos meses, o app, feito na linguagem nativa do Android, usa um sistema chamado de “MultiKnowledge”, que pega informações relevantes de vários lugares para conseguir o que o usuário quer ou precisa. Por exemplo, se você está procurando por informações sobre o MotoGP e pede isso para a Siri, ela responde: “Desculpe, eu não sei nada sobre esse esporte.” Quando você diz “MotoGP” para a Sherpa, ela procura e entrega informações sobre o esporte, sem que você precise usar o botão “Procurar na web” da Siri. É muito mais conveniente.

Como ela se conecta com seus perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn, você consegue até mesmo atualizar seu status nas três. Você ainda não pode responder ou enviar mensagens usando a Sherpa em cada rede, mas o CEO e fundador Xabier Uribe-Etxebarria diz que esta função está sendo desenvolvida. Você também pode pedir para a Sherpa puxar todas as suas menções no Twitter, marcar coisas na agenda e até abaixar ou levantar o volume do seu telefone. Ah, ela também toca a música que você pedir através de um de vários serviços de streaming.

Além disso, dependendo do que você está procurando, cada card de informação que a Sherpa entrega também contém informações adicionais relevantes, como fotos, perfis no LinkedIn ou caminhos para chegar a um determinado lugar. Então, em vez de dar ao usuário apenas as informações de uma única fonte e forçá-lo a continuar na jornada de procurar coisas, a Sherpa faz o possível para cortar caminhos e entregar tudo que você possa precisar.

Assim como o Google Now, a Sherpa aprende a partir do que você faz comumente para colocar lembretes e coisas assim sem que você tenha que dizer a ela o que fazer.

Outra função interessante na Sherpa é a habilidade de fazer transações, como comprar coisas ou enviar dinheiro. Por exemplo, se você está procurando um show na sua cidade, ela lista os próximos e permite que você compre ingressos. Isso funciona também com passagens de avião e você pode até mesmo mandar dinheiro através do PayPal sem que vocÊ tenha que mexer um dedo para digitar seu e-mail. E o melhor de tudo: ela é incrivelmente rápida, muito mais que a Siri.

A Sherpa está disponível na Play Store americana e roda em dispositivos com Android 2.2 ou superiores. [Google Play]