Não me pergunte que tipo de magia negra os cientistas usaram, mas eles criaram água em pó. Bem, na verdade eles a inventaram já em 1968, mas recentemente a redescobriram e, desta vez, encontraram uma utilidade real para ela.

Primeiro, como assim água seca? O pesquisador Ben Carter, Ph.D., explica:

[Ela é] conhecida como "água em pó" porque consiste em 95% água e mesmo assim é um pó seco. Cada partícula do pó contém uma gotícula de água rodeada por sílica modificada, a substância que compõe a areia da praia. A cobertura de sílica previne que as gotículas de água se combinem e formem um líquido. O resultado é um pó fino que absorve gases, que se combinam quimicamente com as moléculas de água para formar o que os químicos chamam de hidrato.

Mas para que ela serve? Aparentemente, estes grãos finos de água são ótimos para absorver dióxido de carbono, que se você não sabia contribui para o aquecimento global.

Também há outros possíveis usos para a água em pó, como acelerar reações químicas e fornecer uma maneira mais segura para transportar e armazenar produtos químicos perigosos. O que é bom, mas só acho impressionante que posso dizer "água seca" sem ser contraditório. Agora eu quero nadar em água em pó. [Science Daily]