Os engenheiros da NASA atualmente estão trabalhando no desenvolvimento do Space Launch System 1 – que será o maior e mais poderoso foguete já construído. O lançamento inaugural não acontecerá antes de 2019, mas a NASA liberou uma simulação espetacular do lançamento para abrir o nosso apetite.

Se um dia realmente enviarmos humanos e equipamentos pesados para Marte ou além do nosso Sistema Solar, precisaremos de algo como o SLS-1 EM-1.

Na decolagem a configuração do Bloco 1 oferece 4 milhões de quilos do impulso, o que é mais do que 31 vezes o impulso de um Boeing 747. Com esse poder, o foguete conseguirá levar 154 toneladas para a órbita, o que equivaleria a 77 caminhonetes. O sistema pode ser facilmente modificado para acomodar missões de transporte de equipamentos ou jornadas tripuladas.

Por questões de segurança, a NASA não enviará astronautas para o espaço durante o lançamento inicial, o que não deve acontecer até 2020. Quando ele estiver pronto para o espaço, o veículo espacial Orion enviará quatro ocupantes para uma viagem até a Lua e depois voltará. Essa jornada servirá com um teste importante para o lançamento que todos esperamos – nossa primeira viagem tripulada para Marte.

[NASA]