_Drones

SkyJack permite caçar e hackear drones que estão no ar

Era apenas questão de tempo até alguém começar a hackear drones. Samy Kamkar divulgou todo o hardware e software necessários para construir um drone que você pode usar para caçar e hackear outros que voam pro aí – criando um exército de zumbis no caminho. O SkyJack usa um quadcóptero Parrot AR.Drone com um Raspberry […]

Era apenas questão de tempo até alguém começar a hackear drones. Samy Kamkar divulgou todo o hardware e software necessários para construir um drone que você pode usar para caçar e hackear outros que voam pro aí – criando um exército de zumbis no caminho.

O SkyJack usa um quadcóptero Parrot AR.Drone com um Raspberry Pi, rodando um software customizado, preso a ele. Ele consegue hackear facilmente outros drones Parrot que estão por perto, sequestrando as conexões wireless e se apropriando do padrão de voo. Em um post em seu blog, o hacker Kamkar explica no que ele pode ser usado:

Quão divertido seria dominar drones carregando pacotes da Amazon… ou qualquer outro drone e torná-lo meu pequeno drone zumbi… Sensacional.

Como se o golpe publicitário da Amazon não fosse besta o suficiente, eis uma ameaça real à segurança dos bens que você pode um dia receber de um drone.

Então exatamente como o SkyJack funciona? Ele rastreia endereços MAC de todos os dispositivos Wi-Fi próximos; quando um pertence a um bloco de endereços usados por drones Parrot, ele força a nave a se desconectar do dispositivo iOS ou Android que a controla. Então, o hacker voador toma controle do drone.

Por mais que pareça limitado, o SkyJack aparentemente foi escrito de uma maneira que pode ser facilmente usado para atingir outros drones com sistemas de comunicações similares aos usados pela Parrot. Em outras palavras: drones não estão mais nem um pouco seguros. [SkyJack via Ars Technica]

Image por kaffeeringe sob licença Creatice Commons

Sair da versão mobile