A mudança do antigo MSN Messenger (ou Windows Love Messenger) para o Skype pode ter sido traumática para alguns. Não só por ter que abandonar um velho amigo, mas também porque o seu substituto veio cheio de problemas. Mensagens que não chegam ao destino, conversas antigas que pipocam quando não deviam – isso se tornou comum no Skype. A Microsoft sabe disso, e promete corrigir essas falhas.

Isso acontece porque o Skype não acompanhou alguns avanços dos últimos anos, e a sua infraestrutura ainda não está adaptada para o mundo mobile de hoje. Jeff Kunins, gerente de produto do Skype, explicou ao The Verge que a Microsoft vai migrar o serviço de redes peer-to-peer para servidores na nuvem, o que deve solucionar – ao menos em partes – os problemas.

As mudanças devem facilitar a vida de quem usa Skype em vários dispositivos. A Microsoft diz estar testando funcionalidades como sincronização em múltiplos aparelhos, então o Skype saberá que você leu determinada mensagem no PC ou no smartphone – assim, notificações não incomodam mesmo que você já tenha lido a mensagem em outro lugar.

Por fim, usuários do Windows Phone podem se animar com o futuro do Skype na plataforma. Kunins disse que a equipe do Skype está focada em melhorar o app para Windows Phone em geral, e “muitas coisas divertidas” surgirão no Windows Phone 8.1 – atualização da plataforma móvel da Microsoft que deve ser lançada em algum momento de 2014. [The Verge]