_Câmeras

Como tirar fotos melhores com smartphones com câmera de duas lentes

Se o seu smartphone tem uma câmera com duas lentes, aqui estão algumas dicas para aproveitar melhor o recurso

Alguns dos maiores nomes do mercado dos smartphones, incluindo Apple, LG e Huawei, agora fazem celulares com câmeras de duas lentes, e outros fabricantes provavelmente vão seguir nesse caminho em breve. Nem todos os fabricantes de celulares usam as duas lentes da mesma forma, no Huawei P9 uma delas tira uma foto em preto e branco para captar mais informações sobre a luz, enquanto no iPhone 7 Plus você tem a vantagem de um zoom ótico de 2x para se aproximar mais do objeto mirado (uma lente é grande angular, e a outra é telephoto).

Aqui vão algumas dicas que devem funcionar para a maioria dos telefones com capacidades fotográficas extra.

Modo retrato mestre

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo

Graças ao iOS 10.1, o iPhone 7 Plus pode usar seu modo Retrato, criando um efeito conhecido como “bokeh”onde o fundo atrás da figura é automaticamente borrado. Oficialmente ele ainda está em beta, mas você já consegue alguns resultados bem decentes com ele.

Deslize pelos modos de foto até o Retrato então foque a sua foto, seu iPhone irá dizer se você precisa se afastar ou ter mais luz.

Acertas as fotos deve se tornar algo natural depois de um pouco de prática mas não espere que o modo Retrato funcione maravilhosamente bem com qualquer foto. Mantenha a sua composição o mais simples possível, com o seu objeto (vivo ou inanimado) tão claramente definido quanto possível para evitar borrar a coisa errada, como os espinhos do cacto da imagem acima. Experimente diferentes níveis de exposição também, tocando na tela e arrastando para cima ou para baixo no ícone do Sol. Isso vai deixar as coisas mais claras ou escuras.

Chegue perto com o zoom ótico

Imagem: Screenshot

Dar um zoom com o zoom ótico do iPhone 7 Plus não é difícil, você só precisa tocar no botão 1x acima do botão da foto e pronto, você está duas vezes mais perto do seu objeto.

Mas conseguir fotos boas de verdade é outro assunto. Como no zoom de qualquer outra câmera, manter o seu telefone estável se torna ainda mais importante, então você pode querer investir em um tripé portátil se você realmente quer tirar algumas fotos de qualidade; se não, uma parede, mesa, ou até o ombro de um amigo podem ser um bom substituto.

Se o seu telefone não tem uma segunda lente física para dar o zoom então o zoom digital também é uma opção. No entanto o zoom digital é uma tecnologia inferior que essencialmente aumenta e corta a foto. Se você quer usá-lo, toque e segure no botão de zoom então arraste para a esquerda ou direita. Só não espere resultados super nítidos.

Mexa nos níveis de foco


Android sendo o Android, os sistemas de duas lentes como da HTC, LG e Huawei, são implementados de maneiras diferentes, então não é fácil falar neles em termos amplos. Ainda assim nós recomendamos que você dê uma mergulhada nos ajustes do aplicativo padrão de câmera porque geralmente existem muitas opções para você mexer.

No Huawei P9, por exemplo, você pode acessar o modo bokeh e embaçar o fundo ao apertar no ícone de abertura que parece com uma pequena lente de câmera na parte esquerda da tela. Embora o aplicativo da câmera precise estar em modo Foto e ser usado em paisagem ao invés do modo de visão mais alto chamado retrato. Quando o modo bokeh estiver ligado você deslizar a barra para mudar a profundidade do campo.

O celular Huawei também permite que você ajuste o foco depois de tirar a foto. O mesmo ícone de abertura aparece quando você abre uma foto da galeria. Celulares de duas lentes tanto da Huawei quanto da LG também tem modos manuais bem robustos, o que quer dizer que você pode alterar o foto, exposição e outros ajustes sem baixar um aplicativo de outro desenvolvedor.

Use aplicativos de outros desenvolvedores

Imagem: Screenshot

Embora baixar aplicativos de outros desenvolvedores possa parecer trabalhoso, às vezes eles nos dão algumas opções incríveis para tirar fotografias. Desde a chegada do iPhone 7 Plus, desenvolvedores tem corrido para passar a funcionar com as lentes extra da câmera e alguns dos melhores aplicativos de câmera da plataforma, como Camera+ e Filmic Pro agora tem novas funções para as duas lentes.

Tipicamente isso significa ser capaz de mudar entre as lentes grande angulares e as lentes telephoto (como acima) se você não quer usar as duas juntas automaticamente, algo que o iOS não permite você fazer ainda. Mas aplicativos de outros desenvolvedores também deixam você controlar a exposição, velocidade do obturador, e até mesmo o ISO (a sensibilidade dos sensores da câmera à luz). Se você quiser mais controle nas suas fotos então vale a pena investir em outro aplicativo.

Nós ainda estamos aguardando aplicativos com suporte para câmeras de duas lentes aparecerem para o Android, mas os aplicativos nativos dos fabricantes dos celulares geralmente vem com algumas opções e truques que você pode tentar usar para tirar vantagem desse dispositivo extra.

Escolha seu modo de câmera

Imagem: Screenshot

Algo que os fabricantes Android estão bem mais aptos a fazer do que a Apple é juntar um monte de modos especiais de câmera em seus aplicativos, o mesmo tipo de modos estranhos que você pode ver em uma câmera de mão. Abra o aplicativo padrão de câmera para ver o que você tem disponível.

No caso do Huawei P9 você pode encontrar um modo monocromático que obviamente deixa você usar as lentes preto e branco para imagens nítidas e limpas.

No LG G5 e LG V20, por sua vez, você tem modos como o Popout e Multi-view, que permitem que você use ambas as lentes separadamente para produzir uma grande gama de sobreposições e efeitos de colagem. Você não vai usar eles tão frequentemente, mas vale a pena se familiarizar com eles caso eles possam ser úteis.

Imagem do topo: Alex Cranz/Gizmodo

Sair da versão mobile