O Snapchat é um app para enviar fotos ou vídeos que desaparecem após alguns segundos. Ele se tornou bastante popular entre usuários que querem trocar fotos picantes, torcendo que elas não se espalhem pela internet. Ou seja, a (aparência de) privacidade é um grande fator para o app dar certo. Mas, na virada do ano novo, hackers vazaram login e celular de 4,6 milhões de usuários. Como o Snapchat resolverá isso? Não será pedindo desculpa.

Em declaração oficial, a empresa reconhece que os dados vazados são reais, mas que os hackers não tiveram acesso a nenhuma foto ou vídeo compartilhado pelo serviço.

Tudo foi culpa de uma falha de segurança na função Encontrar Amigos. Se você inserir seu número de celular, seus amigos poderão usá-lo para encontrar você no Snapchat. Mas hackers alertaram que esta função permite a alguém mal-intencionado obter nomes de usuário e números de celular.

O Snapchat não reagiu corrigindo a falha. Na verdade, eles mesmos reconheceram em dezembro que “era possível para um hacker usar a funcionalidade de Encontrar Amigos” com o objetivo de vazar números de celular. A falha de segurança que permitiu o vazamento foi, enfim, corrigida; e para melhorar a segurança, eis o que eles farão:

Vamos lançar uma versão atualizada do app que permitirá aos Snapchatters optar por não aparecer no Encontrar Amigos depois de verificarem seu número de celular. Também estamos melhorando a limitação de taxa [valor máximo de contas que podem ser acessadas em determinado período] e outras restrições para prevenir futuras tentativas de abusar nosso serviço.

Mas é notável que não há qualquer pedido de desculpa na declaração oficial – eles só dizem que estão “dedicados a evitar abusos”. Isso provavelmente é uma precaução jurídica: o especialista em segurança Christopher Soghoian disse à Bloomberg que o Snapchat deve ser, em breve, alvo de diversas ações coletivas e de uma investigação federal por causa do vazamento – assumir a culpa talvez só piorasse a situação deles.

Será que foi uma boa ideia recusar aquela oferta de US$ 3 bilhões que o Facebook fez a eles? E você, continua usando o Snapchat mesmo após a falha de segurança? [Snapchat Blog via TechCrunch via ValleyWag]