Existem serralheiros habilidosos por aí que são capazes de reproduzir uma chave a partir de imagens de alta resolução, mas este novo software desenvolvido por cientistas da computação da Universidade da Califórnia em San Diego simplificou o processo a um nível assustador. Na verdade, o sistema “Sneakey”* é capaz de reproduzir uma chave com uma simples imagem meio granulada tirada por um celular ou, em certos casos, a partir de uma foto tirada a 60 metros de distância com uma lente de 5”.

 

“O programa é simples. Você precisa clicar na foto para informar onde está o topo da chave e em alguns outros pontos de controle. A partir daí, ele normaliza o tamanho e a posição da chave. Como cada pixel corresponderá a uma determinada distância, ele é capaz de analisar com precisão a altura de cada ranhura da chave”, explica Benjamin Laxton, o primeiro autor do trabalho que acaba de lhe render um Mestrado em Ciências da Computação na Universidade da Califórnia em San Diego.

 

Os pesquisadores não liberaram o código para o público, mas eles dizem que qualquer um com um bom conhecimento em MatLab e técnicas de visualização computacional é capaz de criar um sistema semelhante sem grandes dificuldades. A sugestão deles: cuide das suas chaves como você cuidaria do seu cartão de crédito.

Valeu por nos dar mais uma coisa para nos preocuparmos, galera! [Sneakey via USCD via Slashdot]

* NT: o nome do sistema é uma inteligente união – infelizmente impossível de se traduzir – das palavras “sneaky” com “key”, que significam, respectivamente, “furtivo” (ou “sorrateiro”) e “chave”.