Você conhece o Xperia S, anunciado mês passado com tela HD e câmera de 12MP, mas agora ele ganhou dois irmãos mais novos: o Xperia P de 4″ e o Xperia U de 3,5″. O Xperia P é o primeiro a contar com a tecnologia WhiteMagic, que permite ver melhor a tela sob a luz do sol. E o Xperia U tem uma faixa inferior transparente bem mais útil que a de seus irmãos.

O Xperia P tem tela “Reality Display” de 4 polegadas e resolução 960 x 540 com tecnologia WhiteMagic, que segundo a Sony fornece imagens com mais brilho na tela – permitindo ler melhor sob luz forte – com ajuste automático para economizar bateria.

Mas nas especificações, ele não tem nada de extraordinário. O Xperia P tem processador dual-core de 1GHz, 16GB de espaço interno, câmera traseira de 8MP com flash, vídeo 1080p e todos os truques da Sony – detecção de rosto, estabilizador de imagem – além de uma frontal VGA. O aparelho tem 10,5mm de espessura, pesa 120g e roda Android 2.3 – que será atualizado para Ice Cream Sandwich no segundo trimestre.

O Xperia P também pode usar o novo SmartDock, uma base que você conecta a uma tela para ver os vídeos e fotos do seu aparelho usando um controle remoto. E se você conectar o dock a teclado e mouse, dá para usar o aparelho sem tocar nele. É basicamente o dock para o Atrix, que a Motorola anunciou há mais de um ano.

 

Enquanto isso, o Xperia U chama a atenção pelos truques em sua faixa transparente. Este ano, os aparelhos da Sony têm um “elemento transparente” na parte inferior, que integra componentes invisíveis da antena. Mas é só no Xperia U que ele brilha para emitir notificações, além de mudar de cor dependendo do que estiver na tela – como fotos ou capa de álbum.

O Xperia U tem tela de 3,5″ com resolução 854 x 480, processador dual-core de 1GHz, câmera de 5MP com flash que filma em HD 720p, câmera frontal VGA, tecnologia de som xLoud, e pesa 110g com 12mm de espessura. Ele também roda Gingerbread, mas recebe Android 4.0 trimestre que vem.

O Xperia P e o Xperia U serão lançados globalmente no segundo trimestre, ainda sem preço definido. [Sony via The Verge]