Depois que uma nova versão do Android é anunciada, sempre fica a dúvida: o meu smartphone será atualizado? Pouco a pouco, as fabricantes estão revelando quais modelos vão receber a versão 4.4 KitKat – a bola da vez é a Sony.

Os aparelhos que receberão Android 4.4 são os smartphones Xperia Z, Xperia ZQ (ZL no exterior), Xperia Z Ultra e Xperia Z1, além do Xperia Tablet Z. Todos são modelos high-end.

Na verdade, primeiro todos eles vão receber o Android 4.3 Jelly Bean a partir de dezembro; depois, ainda sem prazo definido, chega o KitKat.

E os outros smartphones? Por enquanto, alguns modelos só têm atualização garantida para o Jelly Bean 4.3. São eles: Xperia SP, Xperia T, Xperia TX, Xperia V e Xperia ZR. Eles receberão o update também a partir de dezembro.

Quase todos os smartphones dessa lista foram lançados este ano (as exceções são o T, TX e V). E a linha do ano passado, como o Xperia S? Bem, parece que a Sony está seguindo a mesma política do Google para atualizações: 18 meses após o lançamento, eles se tornam velhos demais para receberem o Android novo. (O Xperia S foi lançado há 19 meses.)

Quanto às outras fabricantes, a Motorola já divulgou quais aparelhos vai atualizar para KitKat no Brasil; a HTC garante a atualização para o One; enquanto Samsung e LG ainda não revelam detalhes. Nexus 4, 7 e 10 receberão o novo Android “nas próximas semanas”.

O Android 4.4 KitKat traz novidades na interface, maior integração aos serviços do Google, e menor consumo de memória – saiba mais aqui. [Sony via Tecnoblog]

Atualização (16h30): A assessoria da Sony nos informa que “aqui no Brasil, essas informações ainda não foram confirmadas. Quando tivermos notícias nacionais, compartilharemos.”