Gostamos bastante das câmeras mirrorless da Sony com lentes intercambiáveis. E a Sony Europe acaba de anunciar a NEX-3N, a mais nova atualização da câmera NEX para iniciantes. Nós adoramos a NEX-F3 lançada ano passado e, felizmente, a Sony deixou-a consideravelmente menor e mais leve, tornando-a mais atraente para consumidores de nível básico. Infelizmente, a câmera tem seus poréns.

Primeiro, as boas notícias: o corpo da câmera é muito menor – na verdade, a Sony diz que esta é a menor da sua categoria. Com 109,9 x 62 x 34,6 mm e 269g, ela perdeu alguns milímetros em todas as três dimensões, assim como 40g.

As especificações principais da câmera parecem bem familiares. Ela tem um sensor APS de 16,1 megapixels, mesmo tamanho de sensores presentes em DSLRs básicas e volumosas. Ela grava vídeo 1080p em várias taxas de quadros padrão (incluindo o modo 1080i/60, difícil de encontrar). E a vida útil da bateria é de 480 fotos, algo decididamente impressionante.

sony-nex3n-1

A 3N tem uma sensibilidade máxima de ISO 16000, assim como o modelo anterior. Isso é bastante ridículo para uma câmera que provavelmente custará cerca de US$ 500-600 quando (ou se) chegar aos EUA. Mas em nossos testes com a NEX-F3, descobrimos que o melhor era ficar abaixo de ISO 3200, a menos que as condições fossem tão escuras ou em movimento tão rápido que você não poderia tirar uma foto razoável sem aumentar a sensibilidade.

O foco automático mais rápido que apareceu na NEX-5R e NEX-6, lançadas no ano passado, não está incluso na nova câmera – mas seria injusto esperar que isso já acontecesse nas câmeras mirrorless mais simples.

Então, se esta é apenas uma versão menor da NEX-F3, por que ficamos meio chateados com esta câmera? Bem, é que a Sony trocou a lente kit 18-55mm, que tradicionalmente acompanha a NEX-3, por uma lente 16-50mm. Sim, essa lente é muito mais compacta – só que ela é muito ruim. Em nossos testes, a lente causou distorções intensas e não-naturais nas bordas das fotos, estragando todas elas. Ei, mas esta é uma câmera com lentes intercambiáveis, então talvez a lente kit não seja tão importante? É que a NEX-3N foi pensada para iniciantes: a lente que acompanha esta câmera será a única usada nela por um bom tempo.

sony-a58

A Sony também vai lançar uma atualização para sua linha mid-range de DSLRs. A A58 vai substituir a A57 na linha de câmeras DSLR com preços acessíveis. A nova câmera tem um sensor de imagem APS com resolução de 20,1 megapixels, mais que os 16,1 MP da A57.

As duas câmeras chegam à Europa no mês que vem, mas a Sony ainda não revela o preço. Por enquanto, não há previsão de lançamento nos EUA. [Sony e Sony]