_Sony

Os detalhes da nova linha Sony Xperia X com smartphones de 5 polegadas

A Sony anunciou hoje uma gama de smartphones na feira Mobile World Congress, todos dentro da nova linha Xperia X - eles vão do intermediário ao high-end.

por Carlos Rebato

A Sony anunciou hoje uma gama de smartphones na feira Mobile World Congress, todos dentro da nova linha Xperia X – eles vão do intermediário ao high-end. Ela também mostrou seu fone Bluetooth inteligente e alguns conceitos futuristas.

A linha de smartphones consiste em três modelos diferentes: Xperia XA, Xperia X e Xperia X Performance. O design é elegante, com bordas arredondadas não muito diferentes de um iPhone. Todos possuem tela de 5 polegadas, e ela é ligeiramente curva nas bordas do Xperia X e do Xperia X Performance.


Xperia X Performance, Xperia X e Xperia XA, da esquerda para a direita

Além disso, as câmeras do Xperia X e Xperia X Performance possuem uma tecnologia de foco automático híbrido preditivo que parece bem promissora. Ela usa as informações fornecidas pelo sensor Exmor para adivinhar onde estará um objeto em movimento nos próximos milésimos de segundo, e adapta o foco automático de acordo.

Eles contam com a tecnologia Qnovo de carregamento adaptativo. A Sony diz que isso traz uma vida útil 2x mais longa para a bateria. A empresa também mantém aqui a promessa de até dois dias de autonomia.

Parece que a Sony quis criar uma família de smartphones tal como o Moto X Play/Style/Force. O Xperia XA é um intermediário com resolução HD, processador da MediaTek de oito núcleos, 2 GB de RAM e câmeras de 13 megapixels (traseira) e 8 MP (frontal).


Sony Xperia X

Enquanto isso, o Xperia X oferece resolução Full-HD, processador Snapdragon 650 de seis núcleos, 3 GB de RAM e câmeras de 23 megapixels (traseira) e 13 MP (frontal), mais um leitor de digitais no botão liga/desliga.

Por fim, temos o Xperia X Performance, cuja principal diferença é ter o poderoso Snapdragon 820. Todos os três rodam Android 6.0 Marshmallow.

Você pode verificar mais especificações na tabela abaixo. Todos os três aparelhos estarão disponíveis no terceiro trimestre, e a Sony não revela preço.

Sony Ear

Além de smartphones, a Sony apresentou um novo gadget que parece inspirado no filme Ela (Her): um fone de ouvido que interage com o seu smartphone para injetar a voz de uma inteligência artificial no seu ouvido.

O fone possui um sensor de proximidade para detectar quando está no seu ouvido e informar isso ao smartphone. Então, ele fornece informações periodicamente – previsão do tempo, atualizações de redes sociais, mensagens de texto ou chamadas não atendidas.

Ele usa uma versão ligeiramente modificada do Google Now, por isso ele é realmente inteligente, e você pode pedir instruções de navegação, ditar mensagens e afins. Talvez não seja o suficiente para se apaixonar, como no filme Ela, mas é potencialmente muito útil.

Há uma grande desvantagem, no entanto: a duração da bateria, infelizmente, está limitada a três horas e meia de uso ativo. Mas o fone vem com uma caixinha que você pode levar no bolso ou na bolsa, e que permite recarregar o dispositivo até três vezes enquanto você estiver na rua.

A Sony certamente não é a primeira a tentar a abordagem “fone de ouvido Bluetooth inteligente”: a Motorola fez algo semelhante com o Moto Hint. Ele tem uma parte externa sensível ao toque para ativar comandos de voz no seu smartphone, e funciona com a Siri, Google Now ou Cortana.

Enquanto isso, o Sony Ear funciona apenas com dispositivos Android rodando KitKat ou superior. Ele estará disponível no terceiro trimestre, ainda sem preço definido.

Robô, câmera e projetor

A Sony aproveitou a Mobile World Congress para exibir três novos conceitos. A Xperia Eye é uma câmera de registro de vida; o Xperia Projector é um projetor; e o Xperia Agent é um pequeno robô um pouco semelhante ao Amazon Echo.

O Xperia Agent é o mais interessante. Trata-se de um assistente digital bonitinho com uma câmera para identificar as pessoas e seus arredores. Ele interage com você fornecendo informações sobre previsão do tempo, compromissos, lembretes e afins, e ajuda a controlar iluminação e aquecimento em uma casa conectada.

O Xperia Projector, por sua vez, projeta uma interface interativa em sua parede que você pode tocar ou modificar como quiser. A ideia é deixar à mão informações úteis – previsão do tempo, lembretes, compromissos da agenda – ao longo do dia. Não temos certeza se tocar sua parede durante o dia é a melhor maneira de ser produtivo, no entanto.

Finalmente, a Sony Eye é menos notável: uma câmera vestível de lente grande-angular que você usa ao longo do dia para capturar e registrar sua rotina diária. Ela tem alguns recursos interessantes, como a possibilidade de reconhecer rostos e vozes e depois fotografar pessoas automaticamente nos momentos apropriados. A NSA deve ter adorado!

É improvável que esses dispositivos cheguem ao mercado tão cedo, mas eles sugerem o tipo de futuro que a Sony imagina para nós.

Confira abaixo os principais lançamentos do Mobile World Congress 2016:

[galeria_embeded]

Primeira foto: Sony Xperia XA. Atualizado às 20h13.

Sair da versão mobile