A Sony já teve mais força no mercado de smartphones, principalmente quando se tratava de design, graças a aparelhos como o Xperia Z original e o inovador Xperia Play. A fabricante lançava celulares bonitos e incluía funcionalidades que hoje consideramos quase padrão, como a resistência à água. Ultimamente, no entanto, os celulares da Sony não enchiam os olhos.

• Hands-on: Galaxy S9, um competidor à altura do iPhone X
• O que esperar da MWC 2018, a maior feira de smartphones do mundo

E com os novos Xperia XZ2 e XZ2 Compact, a Sony parece querer levar o negócio de smartphones a sério de novo. Até o chefe de comunicações móveis da Sony EUA, Don Mesa, disse ao Gizmodo que “[O XZ2] parece um recomeço”. Sim, o novo não é muito inspirador, mas o XZ2 entrega quase tudo o que você gostaria de ter em um novo topo de linha.

Performance de primeira? Definitivamente. O XZ2 está equipado com o último chip da Qualcomm, o Snapdragon 845, junto com 4GB de RAM, 64GB de armazenamento e entrada para microSD. E a clássica câmera da Sony? Sim, está aqui também, o XZ2 possui sensor traseiro de 19 megapixels que é o primeiro em um celular a gravar vídeos 4K HDR.

A Sony até colaborou com a Qualcomm para assegurar que o processador de imagem EXMOR, que vem emprestado da linha de câmeras mirrorless da companhia, funcionaria bem com o processador de sinal de imagem embutido do Snapdragon 845.

E bem como nos XZ Premium anteriores, o XZ2 tem o modo de gravação em ultra-slowmotion de 960 quadros por segundo e a tecnologia de captura preditiva que é capaz de registrar as coisas que estão se mexendo. E como a câmera sugere, a tela de 5.7 polegadas com proporção 18:9 suporta HDR e, aparentemente, fará a conversão de vídeos tradicionais para clipes em HDR, com cores mais vibrantes e contraste melhor, independente do app que você usar.

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

E então temos o corpo do XZ2. Embora pareça ter o mesmo chassi quadradão visto nos Xperias do passado, a Sony criou aquilo que está chamando de Ambient Flow Design, para trazer a ergonomia de volta. Ao pegar características de líquidos e arcos, além de emprestar algumas ideias do controle DualShock 4 do PS4, a Sony construiu um celular que tem aparência retangular, mas tem uma pegada mais arredondada.

Na traseira, o XZ2 tem um vidro curvado que envolve a parte da frente e tem uma pegada parecida com o bom e velho iPhone 3G, mas sem os cantos e bordas super arredondadas.

Eu fiquei bem contente que a Sony manteve o botão dedicado à câmera. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

O design do XZ2 não é apenas estética. Eles moveram o leitor de impressões digitais bem para o centro da traseira, o que facilita alcançar com o dedo indicador. O aparelho também possui alto-falante estéreo – a saída fica na parte de cima, onde ouvimos chamadas, e em uma grade escondida na parte inferior.

E, como sempre, o aparelho tem certificação IP68 de resistência à água e poeira.

Ajuste manual de HDR. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Há também uma nova mêcanica de resposta háptica no XZ2. Ao contrário de outros telefones que possuem pequenos motores que vibram levemente quando você recebe uma notificação de mensagem, essa coisa funciona o tempo todo. Quando você estiver assistindo um filme, jogando ou até mesmo escutando música.

Eu testei enquanto via Bob Ross fazia umas pequenas árvores e, de repente, parecia que eu podia sentir a pintura também. É como se a Sony tivesse pegado a vibração do controle do Playstation e colocado em um celular. Acho que eu gostei disso.

A Sony mostrou o quão grande é o módulo háptico do XZ2, comparado com o que temos em um celular comum. Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

O XZ2 Compact pode ser mais impressionante do que o XZ2 padrão. Conforme os celulares vão ficando cada vez maiores, quase todas as fabricantes desistem de fazer dispositivos pequenos e poderosos. Embora a versão Compact tenha tela e bateria menores (por razões óbvias), ele conta com quase todas as características do irmão maior. Ficam de fora o carregamento sem fio, a nova mecânica háptica e o painel de vidro na traseira (a Sony colocou um plástico no lugar).

Foto: Sam Rutherford (Gizmodo)

Ainda não há informações oficiais sobre preços e disponibilidade, mas o XZ2 e XZ2 Compact devem ser vendidos em quatro cores (preto, prata, verde e rosa) nos próximos meses.

Imagem do topo: Sam Rutherford (Gizmodo)