_Espaço

SpaceX vai lançar um de seus foguetes usados de volta para o espaço

Depois de pousar foguetes no mar com sucesso, a SpaceX vai começar a reutilizá-los para novas missões no espaço.

Depois de ficar muito boa em pousos espaciais, a SpaceX agora segue para a próxima etapa do seu projeto de construção de foguetes reutilizáveis: enviar uma de suas unidades usadas de volta para o espaço.

A SpaceX está ficando sem espaço para guardar os seus foguetes Falcon 9
Estas filmagens do lançamento e aterrisagem de foguetes da SpaceX mostram tudo de muito perto

A carga para a missão será um satélite de comunicações da europeia SES, o SES-10. Graças ao sucesso das missões de pouso, a SpaceX ainda precisa escolher qual dos seus vários foguetes vai retornar ao espaço.

A empresa anteriormente disse que o primeiro dos seus foguetes a voltar do espaço seria guardado para demonstração, em vez de voltar lá para cima. Como dá para ver na imagem do hangar de armazenamento da SpaceX, eles têm várias opções para escolher:

Um representante da SpaceX disse ao Gizmodo que o escolhido será o Falcon 9 CRS-8 – que levou carga até a Estação Espacial Internacional em abril. Este também foi o primeiro foguete a pousar com sucesso em uma plataforma no mar.

A empresa não tem planos de realizar missões de teste e, em vez disso, vai fazer da missão do SES-10 a sua primeira envolvendo o relançamento de um foguete. A data específica não foi definida, mas o lançamento deve ocorrer até o fim do ano.

A SpaceX explicou no ano passado que um Falcon 9 custa quase o mesmo que um avião jumbo a jato, “mas as companhias aéreas não o jogam fora depois de uma viagem de Los Angeles para Nova York” – daí a ideia de reutilizá-los.

[SES]

Foto: foguete CRS-8 via SpaceX.

Sair da versão mobile