O Google Street View já entrou em lugares incríveis, como o Grande Colisor de Hádrons, o Burj Khalifa e até o Beco Diagonal de Harry Potter. Mas às vezes, tudo o que você queria era se orientar por locais confusos como um aeroporto.

O Google sabe disso, e agora oferece a visão interna de 16 aeroportos, 59 estações de trem e metrô e até uma estação de bonde em Hong Kong. Eis o que você pode fazer com estes mapas em 360 graus:

Agora você pode visitar o balcão de check-in da sua companhia aérea em Madri, mapear o caminho da retirada de bagagem até o ônibus no Aeroporto Internacional de Tóquio, e conferir onde alugar um carro no aeroporto de Eindhoven; você pode até mesmo visitar um avião da Emirates em Dubai!

Você também pode andar pelo aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. As imagens foram capturadas entre janeiro e fevereiro de 2013. É possível visitar todos os andares: o corredor no andar onde se chega de carro ou táxi…

… o térreo…

… onde fica o check-in…

… a área de embarque no primeiro andar…

… e o segundo andar.

Infelizmente, navegar entre os andares no novo Google Maps é uma experiência muito frustrante e nada prática. O melhor é abrir uma aba anônima no navegador e usar a interface antiga. (Os embeds acima usam a versão antiga do Maps, e permitem alternar entre os andares.)

O Google diz que este é o “primeiro esforço em mapear locais de trânsito globais”, então é de se esperar que outros aeroportos – como Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), leiloados para a iniciativa privada – entrem na lista no futuro.

Para navegar por todos os aeroportos e estações que o Google mapeou, clique neste link. Não se esqueça também de visitar os zoológicos e parques no Street View – incluindo um brasileiro.

[Google LatLong Blog via The Verge]