_Arqueologia

Submarino alemão retratado em ‘Os Caçadores da Arca Perdida’ é descoberto no Atlântico

Pesquisadores alemães encontraram restos do U-581, submarino alemão que naufragou perto dos Açores em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial

Pesquisadores alemães encontraram restos do U-581, um submarino alemão que naufragou perto dos Açores em fevereiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. O submarino alemão Tipo VIIC – o mesmo modelo retratado nos filmes Os Caçadores da Arca Perdida e O Barco: Inferno no Mar – foi encontrado partido em dois numa profundidade de quase 915 metros.

• Escombros de navios da Segunda Guerra sumiram misteriosamente do fundo do oceano
• Submarino britânico afundado durante a Segunda Guerra foi encontrado na costa da Dinamarca

Pesquisadores da Rebikoff-Niggeler Foundation encontraram o submarino em setembro, mas decidiram não revelar a descoberta até identificarem corretamente o modelo. Além disso, eles queriam fazer o anúncio no 75º aniversário do naufrágio. Trabalhando a bordo do barco de mergulho LULA 1000, os pesquisadores conseguiram tirar fotos de alta resolução do submarino afundado, revelando sua condição e os muitos corais que ocuparam sua carcaça.

Imagem: Military History

O submarino alemão U-581 era irmão do famoso U-96, que foi representado no filme O Barco: Inferno no Mar de 1981. Ele também foi utilizado no filme Os Caçadores da Arca Perdida (o diretor Steven Spielberg alugou a replica usava em O Barco). Mais de 560 submarinos alemães Tipo VIIC foram encomendados entre 1940 e 1945, o tornando presente em praticamente todas as áreas que os submarinos alemães operavam. Conhecidos como o “burros de carga” da marinha alemã, esses submarinos tinham um sonar ativo, e eram movidos a motores diesel de seis cilindros e quatro tempos. Os VIICs pesavam 770 toneladas, tinham autonomia de 15.700 quilômetros e atingiam a velocidade de 39 quilômetros por hora.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães perderam cerca de 800 submarinos de todos os tipos e mais de 28.000 tripulantes. Cerca de um ou dois submarinos são encontrados por arqueólogos marinhos a cada ano, mas estima-se que cerca de 100 deles ainda estão desaparecidos.

Réplica do submarino utilizado nos filmes ‘O Barco’ e ‘Os Caçadores da Arca Perdida’

Durante um período que durou menos de um ano, o U-581 teve duas missões. Primeiro, ele conseguiu afundar um navio de guerra auxiliar. Mas na tarde do dia 1º de fevereiro de 1942, o submarino, trabalhando em conjunto com outro submarino alemão, foi encarregado de afundar o portador do esquadrão britânico Llangibby Castle. O navio dos Aliados estava programado para deixar o porto de Horta na Ilha dos Açores do Faial. Mas antes que pudesse cumprir suas ordens, o U-581 foi visto pelo destruidor britânico Westcott e atingido por uma carga de profundidade perto da ilha de Pico. Derrotado e indisposto a entregar o submarino danificado para os britânicos, o comandante do U-581 ordenou a tripulação sair rapidamente e afundar o submarino.

Da equipe de 46 homens, quatro foram mortos quando a bomba foi jogada enquanto estavam na água (aparentemente resultado de uma falha na comunicação), 41 foram presos, e um – incrivelmente – conseguiu escapar. O oficial Walter Sitek conseguiu nadar 6 quilômetros até chegar à terra firme. As autoridades espanholas que encontraram Sitek o repatriaram para a Alemanha, onde ele sobreviveu à guerra.

Um pedaço do U-581. Imagem: Rebikoff-Niggeler Foundation/Evonik

Os pesquisadores da Rebikoff-Niggeler Foundation, com a aprovação das autoridades portuguesas, começaram a buscar o U-581 na primavera boreal de 2016. Usando um sonar, eles criaram uma imagem 3D de alta resolução do fundo do mar das áreas onde o submarino poderia ter naufragado. Ele foi encontrado no dia 13 de setembro de 2016 por uma equipe trabalhando a bordo do LULA 1000. As imagens dele – encontrado partido em dois – foram utilizadas para confirmar a identidade.

O trabalho em torno do submarino ainda não acabou. A Rebikoff-Niggeler Foundation, além de estudar a fauna marinha única dessas águas profundas, está esperando para criar um documentário sobre a descoberta.

[Evonik, AP]

Imagem do topo: Rebikoff-Niggeler Foundation/Evonik

Sair da versão mobile