_Microsoft

Por que diabos o Surface Laptop não tem um carregador USB-C

Temos provas que a Microsoft pelo menos flertou com a ideia de incluir um USB-C, e a justificativa pela qual abandonou a ideia não é muito convincente

A Microsoft anunciou o Surface Laptop nesta semana, e as nossas primeiras impressões do dispositivo foram ótimas. Ele é super fino, parece um Macbook, e de alguma forma consegue custar menos. Mas existe uma enorme fraqueza que não conseguimos superar: Ele usa um cabo de carga próprio ao invés de usar o USB-C, o novo padrão que muitos outros laptops modernos adotam.

• O Surface Laptop é a tentativa da Microsoft de um computador portátil para todos os gostos
• [Hands-on] Surface Laptop: a Microsoft finalmente tentará ocupar o espaço do MacBook Air

Bem, temos provas que a Microsoft pelo menos flertou com a ideia de incluir um USB-C. Como Tom Warren do The Verge apontou, um vídeo promocional da Microsoft para o Surface mostrava um protótipo com não uma, mas duas portas USB-C ao lado do teclado.

Veja você mesmo na marca de 1:02 abaixo:

Nós entramos em contato com a Microsoft para perguntar porque eles aparentemente decidiram abandonar as portas USB-C, e eis o que o porta-voz deles disse:

Os nossos consumidores nos disseram que a grande maioria dos periféricos que eles precisam e usam atualmente são compatíveis com o USB 3.0, e é por isso que estamos oferecendo essa porta no Surface Laptop. Nós temos muitas opções de entradas com o Surface Connect e o Surface Pro Dock, e o MiniDP é um padrão bem apoiado através do mercado.

Nós estamos constantemente ouvindo o feedback dos consumidores, monitorando o mercado e desenvolvimentos na área para programas futuros mas não temos nada a anunciar no momento.

O que é esquisito dessa lógica é que o USB-C é compatível com versões anteriores. Essa é uma das razões de amarmos tanto essa porta. A única questão é que seria necessário um cabo USB-C para USB 3.0, mas isso custa uns dez dólares no Amazon. Não é exatamente um grande problema, e também claramente não é uma questão de compatibilidade.

Como dissemos antes, a decisão da Microsoft não incluir uma porta USB-C é impressionante. A maioria dos novos computadores e smartphones já aceitaram o conector universal, e nós realmente não enxergamos que benefícios o péssimo carregador proprietário da Microsoft forneceria.

A parte mais impressionante é que o carregador proprietário da Microsoft provavelmente não tem nenhuma funcionalidade melhor do que o USB-C. Na verdade, as nossas experiências com os carregadores Surface foram péssimas. Eles geralmente não ficam conectados ao dispositivo e podem até mesmo cobrir outras portas. Como um dos nossos editores que usou o Surface Book e seu péssimo cabo de recarga durante vários meses colocou, “ele não funciona”.

Até a Apple, uma companhia conhecida por dar preferência aos seus próprios componentes, incluiu uma porta USB-C em seu novo Macbook. Se qualquer companhia tinha uma razão para não abraçar o novo padrão, era a Apple, que já tinha o melhor carregador do planeta no cabo MagSafe.

O que nos traz de volta ao anúncio. O vice presidente de dispositivos da Microsoft, Panos Panay, disse durante o evento de lançamento que o Surface Laptop deveria durar os quatro anos de faculdade de um estudante. Mas com todos os principais fabricantes de PC, incluindo a Apple, abraçando o USB-C, permanece incerto porque a Microsoft ainda não fez o mesmo.

Imagem do topo: YouTube

Sair da versão mobile