_Microsoft

[Hands-on] Surface Laptop: a Microsoft finalmente tentará ocupar o espaço do MacBook Air

As primeiras impressões do Surface Laptop, novo notebook da Microsoft que tem uma proposta bem similar a do MacBook Air

O Surface Laptop talvez não chamasse tanta atenção se fosse o primeiro computador ultraleve da Microsoft. Ele não é radical e influente como o Surface Pro, nem tem um visual maluco igual o do Surface Book. De longe, este notebook prateado facilmente se parece com algo feito pela Apple ou pela Asus. E, ao usá-lo, a sensação é essa também, com o mesmo peso de um laptop premium e poderoso como o MacBook Pro de 2016 ou o excepcional Asus ZenBook 3. Apesar de ser bonitão, o Surface Laptop é notável por ser perfeitamente simples se compararmos com os lançamentos recentes da Microsoft nessa área.

• Windows 10 S: O que você precisa saber sobre o novo sistema operacional leve da Microsoft
• Surface Laptop é a tentativa da Microsoft de um computador portátil para todos

Também é notável a agressividade da Microsoft quando o chama de “matador do MacBook Air”. Boa parte do anúncio do Surface Laptop ontem (2) foi dedicado a comparar os dois computadores, destacando uma autonomia de bateria mais larga e processador mais rápido do Surface contra o MacBook Air, que já completa dois anos de seu lançamento. Sim, Microsoft, eu esperaria que um computador feito em 2017 fosse melhor em todos os aspectos em relação a um laptop que foi atualizado pela última vez em 2015.

O Surface Laptop é um pouco mais grosso do que um MacBook Pro

O produto gerou bastante animação de imediato, e assim que o evento acabou eu tive que lutar por algum espaço para poder testá-lo. Haviam apenas oito laptops disponíveis para algo que parecia ter dez vezes mais jornalistas. Assim que eu consegui chegar na mesa, dei de cara com um laptop que imediatamente me pareceu familiar.

De pertinho, o dispositivo se parece muito com um MacBook, só que, com sua tela de 13,5 polegadas e proporção 3:2, ele é necessariamente maior do que o MacBook Pro de 13 polegadas e proporção 16:10.

Mas ele não é muito maior do que o notebook da Apple

Mas quando você abre a máquina, dá de cara com uma solução do tipo Surface. A parte de baixo do teclado é coberta com o mesmo material da capa do Surface Pro 4 e as teclas tem o mesmo design quadrado e reto que já vimos em diversos dispositivos Surface.

É inegavelmente um computador da Microsoft.

Quem comprar um Surface Laptop estará adquirindo algo muito mais barato em comparação com um computador com as mesmas especificações da Apple, mas você ainda estará pagando pelo nome da marca. Isso foi algo que a Microsoft meticulosamente desenvolveu no hardware com os híbridos modernos como o Surface Pro e Surface Book, e sistemas caríssimos como o Surface Studio. O Laptop não é nada disso; é apenas um notebook bonito, que se encaixa bem no grande espaço que a Apple deixou aberto ao se recusar a atualizar o MacBook Air. É impossível saber se esse é o verdadeiro sucessor do MacBook Air até que ele esteja nas prateleiras por volta do dia 15 de junho. Por enquanto, tudo o que eu sei é que a Microsoft projetou um laptop com visual bonito, especificações sólidas e um preço razoável.

Todas as fotos: Carmen Hilbert/Gizmodo

Sair da versão mobile