O Google Drive permite guardar fotos e arquivos de texto, mas não tem a praticidade do Evernote para criar listas ou organizar imagens. Isto pode mudar em breve com o Google Keep.

O usuário 1E100 do Google+ descobriu diversas pistas sobre este novo serviço, que ficou disponível por um breve momento até ser desativado.

As pistas são muitas: logotipos chamados “Keep” no domínio google.com (como acima); o endereço http://g.co/keep redireciona para o Google Play, para o app “google.android.keep” (ainda não disponível); e o endereço https://drive.google.com/keep/ traz uma mensagem de erro diferente do comum. Além disso, uma imagem postada pelo Google em sua rede social, em julho, incluiu acidentalmente o link “Adicionar ao Google Keep”.

google keep screenshot

Tem mais: Ron Amadeo conseguiu acesso ao Google Keep. Nos screenshots, publicados no Android Police, é possível ver os recursos simples para criação de notas e listas, com a possibilidade de inserir imagens. Você pode realizar buscas pelas notas (é claro), além de classificá-las por cor ou arquivá-las. Também há uma interface para smartphones.

É um recurso bem simples, que deve ser integrado ao Drive. Ele lembra o falecido Google Notebook: fechado em 2012, todas as anotações do serviço foram migradas para o… Google Drive.

Agora só resta esperar pelo anúncio oficial, se ele vier: afinal, o Google Keep foi mencionado pela primeira vez em julho, e ainda não chegou. [1E100 via Android Police via The Verge]