Nós vimos isso acontecer pela primeira vez no app do MOG para Mac, que é capaz de enviar músicas por streaming para speakers e aparelhos de som compatíveis com AirPlay, e também para hardware da Apple como o AirPort Express e a Apple TV, sem a necessidade de nenhuma gambiarra como o AirFoil da Rogue Amoeba.

Agora a Eyecon Resources elevou o nível da coisa com um app para Android que é capaz de fazer a mesma coisa: mandar música para aparelhos AirPlay – assim como para qualquer coisa que funcione com DLNA (Digital Living Network Alliance).

O Eye-C para Android e iPhone, lançado há poucos dias, permite que os usuários criem “Taglists” de fotos, músicas e vídeos no SoundCloud, Picasa, Facebook ou nas suas próprias coleções de mídia. Mas o que nos importa mesmo é capacidade mágica que a versão Android do programa tem de colocar música para tocar em equipamentos AirPlay. Afinal, o Android e a Apple são inimigos ferrenhos.

O Evolver.fm perguntou a Alec Marshall, vice presidente de Marketing da Eye-C, que também é o dono da patente do app e é um ex-membro da equipe do iTunes na Apple, como a façanha acontece.

“A nossa equipe tem cerca de dois anos de experiência desenvolvendo para sistemas caseiros conectados, incluindo sistemas para servidores de mídia local, DLNA e redes AirPlay”, explicou Marshall. “Eu imagino que programar este recurso para o Android seria extremamente difícil para uma empresa que não viesse de um passado como o nosso”.

Difícil, talvez, mas não impossível.

“O que os usuários de Android podem esperar é uma maneira bem clean de ouvir música e assistir a vídeos em aparelhos AirPlay e DLNA a partir dos seus telefones”, acrescentou ele. A Apple está trabalhando bastante para a expansão do AirPlay, em termos de aparelhos que funcionem com ele, e eu espero ver um crescimento neste espaço – já estamos vendo um crescimento significativo no número de receivers de home theater, docks de iPod e outros aparelhos que não são fabricados pela Apple mas se conectam a redes AirPlay. Este novo recurso dá aos usuários de Android a oportunidade de aproveitar este sistema caseiro conectado fácil de usar”.

Nós concordamos que o futuro parece promissor para o AirPlay. Se você pensou que o mercado de docks e iPod explodiu nos últimos dez anos, espere só até a ideia de transmitir música sem fios de tablets e smartphones para TVs, speakers e sistemas de som pela casa toda ficar tão popular quanto.

A grande questão é: enquanto a Apple está na iminência de dominar mais uma área do mercado de música digital, por que o Google está dormindo no ponto com o Fling?

O Evolver.fm observa e analisa a cena de apps musicais, acreditando que eles são cruciais para a maneira como os humanos experimentam a música, e como esta experiência está evoluindo.