Talvez você não conheça Sverker Johansson, mas deveria. Ele é o mais prolífico autor de artigos da Wikipedia – sendo responsável por 2,1 milhões de artigos publicados na enciclopédia online.

O Wall Street Journal preparou um incrível perfil do sueco de 53 anos, cujas contribuições superam qualquer outro editor da Wikipedia. Com formação em linguística, engenharia civil, economia e física de partículas, ele contribuiu principalmente em artigos sobre espécies obscuras de animais – particularmente besouros e borboletas – e sente muito orgulho do seu trabalho sobre cidades nas Filipinas.

Mas é provável que você não tenha lido nenhuma das suas contribuições: um terço do que ele escreveu está em sueco (seu idioma nativo), e dois terços em filipino (idioma da sua esposa). E suas contribuições não são um trabalho solo, como explica o Journal:

Grande parte das suas contribuições foi feita com um programa de computador – conhecido como bot… o programa do Sr. Johansson vasculha bancos de dados e outras fontes digitais atrás de informações, e então empacota tudo no formato de um artigo. Em um dia bom, ele diz que seu “Ljsbot” consegue criar até 10.000 novos artigos.

O uso de bots na Wikipedia é algo bastante controverso, e algumas pessoas alegam que isso limita a criatividade humana – mesmo que seu uso seja permitido pelas regras do site. Você pode ler mais sobre Johansson e seu trabalho no WSJ (em inglês). [WSJ]

Imagem via Kristina Alexanderson sob licença Creative Commons