Considerada uma plataforma condenada, “em chamas”, ignorada pela mídia e usuários avançados, o Symbian, quem diria, acaba de se tornar o segundo sistema móvel a ter clientes oficiais, feitos, testados e distribuídos pela Microsoft, da suíte básica do Office — Word, Excel e PowerPoint. Antes dele, só Windows Phone. iOS? Android? Pff…

O anúncio acabou de ser publicado no Conversations, blog corporativo da Nokia, onde é dito que a disponibilidade dos três apps é imediata; basta atualizar o software ou conectá-lo a um PC via Nokia Suite e os apps serão recebidos. Na Nokia Loja, chegam em algumas semanas. Tudo de graça.

Word, Excel e PowerPoint juntam-se a outras peças do Office lançadas em fevereiro junto com o Belle (OneNote, Lync 2010, Document Connection e PowerPoint Broadcast). Nessa primeira etapa, os seguintes aparelhos recebem os apps: Nokia 701, Nokia 700, Nokia 603, Nokia E7, Nokia X7, Nokia C7, Nokia Oro e Nokia C6-01. Outros três, Nokia N8, Nokia E6 e Nokia 500, os ganharão em breve, e o Nokia 808 PureView sairá de fábrica com todos pré-instalados.

Suítes de produtividade “genéricas” existem aos montes e em praticamente toda plataforma, mas na prática a experiência é quase sempre melhor com produtos oficiais, como os donos de Windows Phone bem sabem e os de Android e iOS puderam atestar com o OneNote Mobile. “Se você está trabalhando em um documento do Word, nada bate usar o app da própria Microsoft”, diz Dinesh Subramaniam, da Nokia.

Carente de apps e da atenção dos desenvolvedores, o Symbian colhe (belos) frutos da parceria entre Nokia e Microsoft. Ter o Office “de verdade” é suficiente para fechar os olhos para os problemas da plataforma ou nem Word, Excel e PowerPoint são o bastante para resgatar a moral do velho Symbian? [Conversations]