O Nook Color é um leitor de e-books que custa US$250, com tela colorida e que roda uma versão limitada do Android. Mas você pode trocar a ROM e transformá-lo num tablet Android de 7 polegadas, e sem violar a garantia: basta colocar a nova ROM em um cartão de memória. Você pode fazer isto seguindo este tutorial, ou comprando este cartão de memória da Nook2Android, a partir de US$35. É só colocar no Nook, e pronto: ele vira um tablet.

Quando você inicia o Nook com o cartão de memória, ele abre em dual boot: você escolhe entre acessar o sistema do leitor de e-books, ou entrar no Android. Tire o cartão de memória, e o Nook vira apenas um e-reader. Você nem precisa fazer root no aparelho – mais simples, impossível. O Android no tablet é o Gingerbread (2.3), não o Honeycomb. O FAQ do Nook2Android explica o motivo: a comunidade de desenvolvedores ainda não criou uma versão usável do Android 3.0 para o Nook.

E aí está o calcanhar de Aquiles do Nook2Android: eles têm um trabalho mínimo em criar o produto, pegando a conhecida ROM CyanogenMod já pronta e lucrando em cima dela, aparentemente sem dar nada em troca. É uma atitude questionável, com certeza, mas mostra que há mercado para ROMs customizadas. Há quem sonhe com um smartphone que rode CyanogenMod direto da caixa – mas dá pra começar com passos menores. [Nook2Android via Engadget]