O Tata Nano indiano está sendo projetado há anos, mas as pré-vendas começaram na segunda-feira com um preço sugerido pelo fabricante de 100 mil rúpias (menos de 2 mil dólares), fazendo com que ele seja o carro mais barato do mundo.

O preço salta para algo em torno de 2400 dólares quando você leva em conta os custos adicionais associados com impostos, transporte, taxas diversas, etc., mas a fascinação por um carro tão ridiculamente barato será gigantesca não apenas na Índia, mas no mundo todo. É por isso que o grupo Tata já tem planos para lançar uma versão para o mercado europeu em 2011 e no mercado dos EUA depois disto (apesar destas versões serem sem dúvida mais caras).

Logicamente, não existe mágica na equação, e 2 mil dólares não vão lhe render nem mesmo os luxos mais básicos, como ar condicionado, mas ele ainda assim fará mais de 21 km/l. A pergunta sobre a confiabilidade e segurança ainda permanece, mas não tem como ser pior que aquela sua lata velha bêbada que você tem dirigido, não é? [BBC via Jalopnik]