A tela e-ink em preto-e-branco do seu Kindle permite que você leia livro após livro sem recarregar a bateria tão cedo. Mas quando se trata de dispositivos que exibem conteúdo multimídia – como seu smartphone – um display monocromático não basta. Você quer cores, por isso a Japan Display criou um novo tipo de tela LCD colorida que promete uma duração fantástica de bateria, emulando muitos dos truques vistos no e-Ink.

Primeiro, a tela possui uma camada de dispersão de luz, tornando-a altamente visível sem a necessidade de uma luz de fundo – isso normalmente corresponde a cerca de 80% do consumo de energia em uma tela LCD.

E em segundo lugar, a nova estrutura MIP (Memory-In-Pixel) destes novos LCDs lhes permite exibir uma imagem estática por tempo indeterminado, sem a necessidade de consumir energia adicional – assim como uma tela e-ink. Assim, apenas as partes que mudarem – como as horas no seu smartwatch – serão atualizadas.

A tecnologia parece semelhante à tela Mirasol da Qualcomm, que era meio cara e nunca realmente pegou. Mas como estas novas telas são baseadas na tecnologia LCD – já existente e relativamente barata – elas devem ter uma chance melhor de serem adotadas pela indústria.

Na verdade, as novas telas já entraram em produção em massa, então você não precisará esperar anos até vê-las no mercado. Dispositivos como smartwatches, monitores de atividade física ou até mesmo leitores de e-book coloridos empregando essa nova tecnologia devem ser lançados ainda este ano. [Japan Display via Fareastgizmos]