Você já sabe como é o nosso pequeno planeta azul visto do espaço, mas não dessa forma: eis como é a Terra vista a 160 milhões de quilômetros de distância. Isso é mais ou menos a mesma distância entre a Terra e o Sol.

A imagem, capturada pela sonda STEREO-B (Observatório de Relações Solares-Terrestres B), mostra o cometa PanSTARRS e a Terra no mês passado.

Nesta imagem, o PanSTARRS estava a cerca de 1,1 unidade astronômica da Terra. (Uma unidade astronômica – UA – é aproximadamente a distância média entre a Terra e o Sol). E ele foi fotografado bem próximo ao Sol. A NASA explica:

O instrumento HI [gerador de imagens heliosférico] observa a área próxima à borda do Sol (à esquerda), a fim de detectar a luz fraca visível do vento solar e ejeções de massa coronal (CMEs) à medida que eles se deslocam para o sistema solar. O STEREO-B estava no lado do Sol mais distante da Terra, a cerca de um ângulo de 150-160 graus da linha Terra-Sol. Os sopros de vento solar e de uma CME são visíveis em um vídeo feito a partir das mesmas imagens em março.

Você pode ver neste link o vídeo do cometa. É bom viver neste pequeno ponto espacial que chamamos de lar. [NASA via Discover]