Desde que a Tesla lançou a versão 8.0 de seu sistema Autopilot no meio deste ano, o CEO da companhia, Elon Musk, tinha comentado sobre o potencial do recurso para salvar vidas. Nesta terça-feira (27), uma filmagem de uma câmera na parte frontal de um Tesla mostrou o poder de segurança que a nova funcionalidade traz.

O primeiro carro elétrico da Tesla a ser vendido no Brasil vai custar a partir de R$ 720 mil
Tesla atualiza modo Autopilot em carros elétricos para evitar acidentes fatais

Neste vídeo feito na Holanda, é possível ouvir uma notificação do veículo Tesla alertando sobre uma potencial batida em função de uma freagem de um veículo que está adiante. O Autopilot então acionou os freios — enquanto um veículo atinge outro causando um acidente.

Para quem não conhece o Autopilot é um sistema semi-autônomo presente em veículos Tesla. Ele pode, por exemplo, guiar um carro de forma automática analisando dados do trânsito e de usando análise de imagens de câmeras presentes no veículo. Dessa forma, ele adequa o carro a velocidade da via e segue um itinerário. É possível inclusive mudar de faixa em uma via, mas para isso, o motorista precisa fazer uma sinalização no volante.

piloto-automatico-tesla

Ainda bem que ninguém teve ferimentos graves na colisão, segundo Hans Noordsjj, o usuário do Twitter que subiu o vídeo com a permissão do motorista. Noordsjj também confirmou que foi o sistema Autopilot que inicialmente acionou os freios de emergência antes de o motorista conseguir reagir à freada.

Ao usar o sistema de detecção radar junto com sensores visuais, Musk chegou a dizer em setembro que o update de software dos veículos Tesla podem “ver” ações dos veículos que estão adiante. Neste caso, no entanto, o Autopilot parece menos visão raio-x e mais clarividência.