Eu acabei de filmar e editar um vídeo em alta definição em um smartphone, em menos de 5 minutos. Para dar perspectiva: minha câmera digital e computador de 10 anos atrás não poderiam ter feito isto. E agora é possível, com títulos, transições, temas e trilha sonora, por US$5.

Veja as imagens abaixo em uma só página clicando aqui

O iMovie para iPhone 4 tem uma interface diferente, com ícones sem nome. Basta apertar o botão de mais para começar um projeto. Escolha um dos cinco temas – moderno, brilhante, viagem, divertido e notícia – que vêm com transições, título animado para a abertura, clipes intermediários e finais, e música.

Você adiciona clipes da sua coleção de vídeos, que são exibidos como os clipes do iMovie para Mac, com múltiplas miniaturas por clipe. Você adiciona outro vídeo ou imagem, e transições são inseridas entre os clipes. Toque nestas transições para usar as transições do tema ou a transição dissolver, e ajuste o tempo para a transição ocorrer. Você também pode adicionar vídeos ou imagens usando a câmera, ou adicionar sua própria trilha sonora da sua biblioteca de música.

Exportar é fácil: você escolhe dentre as resoluções 360p, 540p ou 720p. O tempo de processamento dos vídeos foi metade da duração do clipe para 360p, a mesma duração do clipe em 540p, e o dobro da duração do clipe em 720p. Bem rápido! Exportar o vídeo coloca-o na sua coleção de vídeos, onde você pode, assim como qualquer outro vídeo, enviá-lo por e-mail, MMS, YouTube ou MobileMe. Mas os vídeos serão comprimidos se compartilhados desta forma; para melhor qualidade, recomendo usar o iPhoto ou outro programa no computador.

Eu queria que tivesse mais temas. Quem sabe em breve.

Processando os três filmes abaixo, a bateria do meu iPhone 4 foi de 100% para 94%. Não dá pra reclamar. Afinal, eu gravei e editei vídeos em alta definição em um computador de bolso.

Os vídeos a 360p, 540p e 720p seguem abaixo. Desculpem pela pouca iluminação.