Novos dados da SquareTrade (um dos maiores provedores de garantias) dizem que a Asus e a Toshiba tiveram a menor quantidade de defeitos de hardware nos últimos 3 anos, euqnato um em cada quatro máquinas da HP apresentam problemas. Outro dado: netbooks baratos dão problema demais.

Eles dizem que os netbooks de menos de 400 dólares têm 20% mais chance de falhar ainda no primeiro ano de uso. Para surpresa de absolutamente ninguém.

A SquareTrade diz que selecionou 30.000 laptops e netbooks para o teste, aleatoriamente, cobertos pelos seus planos de garantia. Marcas com um mínimo de 1000 máquinas incluem Acer, Apple, Asus, Dell, Gateway, HP, Lenovo, Sony e Toshiba. Danos acidentais e problemas com software solucionados pelo revendedor não foram incluídos nos dados da pesquisa.

Resumão:

  • Mais de 30% dos laptops apresentarão falha nos primeiros três anos de uso;
  • Destas falhas, dois terços (20,4%) são problemas de hardware e um terço (10,6%) são danos acidentais;
  • Asus e Toshiba foram consideradas as fabricantes mais confiáveis, com menos de 16% das máquinas apresentando problemas nos primeiros 3 anos;
  • Netbooks têm 20% mais chances de apresentar defeitos de hardware, em comparação com laptops mais caros;
  • As fabricantes acabaram sendo um fator muito mais importante do que o modelo da máquina no que diz respeito à probabilidade de problemas de hardware, e devem ser tomadas como um fator importante na hora da compra.

Relatório completo aqui: [SquareTrade]