O resumo dos primeiros testes de velocidade com o Android 2.2: sem o Flash 10.1, o seu navegador bate todos os concorrentes. Com Flash? A história é diferente.

Os caras do PocketNow testaram um Nexus One rodando Android 2.2 com um iPhone 3GS e o Opera Mobile 10 no HTC HD2. Com o Flash ligado, o Nexus One demora mais tempo para carregar tudo – bem mais que o iPhone 3GS, dividindo a lanterna com o HD2, que tem o Windows Movile por trás da interface Sense. Além de demorar mais para carregar todos os elementos da página (até porque há mais coisas para serem carregadas), a navegação fica claramente mais lenta no Nexus One, com a rolagem travada e zoom com lag.

Para sermos justos, o plug-in do Flash ainda está em beta e pode ser ajustado para melhorar a performance, mas os primeiros testes dão suporte às justificativas da Apple contra o Flash em dispositivos móveis. A vantagem aqui é que é possível tanto desligar o Flash completamente quanto selecionar qual pedaço do site terá o Flash ativado. Sem o controverso plug-in da Adobe, o Nexus One manda bem:

De todo modo, a questão levantada pela briga entre Adobe e Apple é importante: vale a pena? Ao que vimos até agora, há uma perda significativa de performance. Se você escolher comprar um smartphone com Android 2.2 você vai deixar o recurso ligado ou está satisfeito sem ele – com o iPhone ou o robozinho?  [PocketNow via Electronista]