O maior defeito de celulares com touchscreen é que eles são ainda mais perigosos (e irritantes) para digitar enquanto se dirige quando comparados a celulares com botões de verdade. O “Textecution” é um aplicativo do G1 que não vai deixar você escrever mensagens, ponto, enquanto dirige.

A maneira como isso funciona é muito simples: ele acessa o GPS do G1 e, se você estiver se movendo a mais de 16 km/h, ele corta a função de escrever mensagens. Voltado para os adolescentes, para conseguirem permissão para escrever mensagens enquanto estão dirigindo — ou correndo muito rápido — o aplicativo liga para um número de administrador, tipo o número dos pais — para que eles desativem o aplicativo temporariamente. Engenhoso, hmmm….exceto por tudo.

Primeiro, as crianças mais vis podem simplesmente deletar por completo o aplicativo, a aprovação do administrador não é exigida. Isso é o que eles provavelmente fariam imediatamente, se quisessem que a bateria de seu G1 durasse mais de 27 minutos, que é o máximo que uma bateria poderia aguentar ligada a um GPS em constante funcionamento. Além disso, o que acontece quando seus preciosos são apenas passageiros em um ônibus ou no carro de um amigo?

Encarem isso, pais: seus filhos irão escrever mensagens de texto enquanto estão dirigindo — e eles ligarão para amigos, mexerão no cabelo, trocarão o CD, vão brincar com seus iPods e todas as outras coisas terrivelmente inseguras que vocês fazem enquanto dirigem. [Textecution via TechCrunch]