Para os fãs do sistema corporativo da Lenovo, 2017 é marca uma ocasião especial com o 25º aniversário da linha de notebooks ThinkPad. E por algum tempo, rumores circulam por aí afirmando que a companhia fará um lançamento especial para celebrar a data, até que a própria Lenovo decidiu confirmar o que está acontecendo. No entanto, apesar de admitir o lançamento especial, a forma misteriosa com que a empresa o fez deixou muita gente se perguntando como o novo laptop será.

Felizmente, parece que o pessoal do site alemão winfuture.de descobriu alguns vazamentos sobre a edição especial do ThinkPad. O modelo que marca o 25º aniversário parece ser baseado no atual ThinkPad T47, além de ter tela IPS LCD de 14 polegadas com resolução FullHD, processador Intel Core i7 CPU, 16GB de RAM, SSD de 512GB e até mesmo uma placa gráfica Nvidia 940MX GPU. A Lenovo parece que manterá alguns pequenos detalhes importantes como o botão Enter ThinkVantage azul, um logo colorido do ThinkPad e o clássico Trackpoint vermelho.

Parece também que a empresa atualizou as portas do laptop para incluir USB-C, Thunderbolt 3, leitor de cartão SD, HDMI e Ethernet. Teremos ainda um leitor de impressão digitais e webcam com suporte ao Windows Hello, que definitivamente são coisas que não estavam disponíveis no primeiro tablet ThinkPad, lançado em 1992.

Geralmente não ficamos tão animados com as versões comemorativas, mas existe algo sobre a linha ThinkPad que torna a versão de aniversário algo realmente especial, mesmo que as maiores diferenças entre essa iteração e os ThinkPads normais da Lenovo sejam coisas pequenas.

Ainda não uma data de lançamento oficial para a versão de aniversário do ThinkPad, mas o fato de outubro marcar a chegada dos 25 anos do sistema, não ficaríamos surpresas de ver todos os detalhes anunciados no mês que vem. Pelo menos, o ThinkPad retrô deve ser mais barato do que o original, já que o vice-presidente da Lenovo escreveu recentemente que “pode garantir que ele não custará US$ 5 mil!”

[WinFuture]