Ler quadrinhos na tela Retina do iPad acaba de ficar muito melhor. Novas revistinhas da Marvel, DC, Image e outras grandes editoras estão todas disponíveis em resolução “nível-Retina”; edições antigas e revistas independentes devem trilhar o mesmo caminho muito em breve.

O catatau de quadrinhos Retina vem do há pouco atualizado app Comixology, usado por Marvel, DC, Image e outras editoras. De cara, cerca de 125 edições estão disponíveis no formato “CMX-HD”, cobrindo todos lançamentos da semana passada; toda revista lançada daqui em diante virá em alta definição. A Comixology e as editoras também já começaram a trabalhar na conversão dos seus catálogos inteiros para resolução Retina e devem concluir o processo, espera-se, em alguns meses.

O Graphicly, maior concorrente do Comixology nos quadrinhos digitais, teve seu app Retina-ready submetido e só espera a aprovação da Apple. Ele também oferece assinaturas da Banca para diversos títulos e permite que as editoras atualizem suas obras diretamente aos usuários; essas já foram atualizadas para oferecer downloads em HD.

Você quer quadrinhos em alta definição no novo iPad?Para receber os novos arquivos, os apps da Comixology identificarão se você está usando um novo iPad e oferecerão automaticamente o “re-download” dos quadrinhos já comprados no novo formato de alta definição. O Graphicly não especificou como isso funcionará, mas todos esperam um esquema similar.

O formato de arquivos CMX-HD tem pouco mais que o dobro do tamanho dos arquivos atuais. O Graphicly enfatizou a qualidade de imagem em vez do tamanho, mas pode esperar um aumento considerável no tamanho dos seus arquivos também. E isso pode ser cruel com o espaço para armazenamento do seu iPad — especialmente porque usuários do novo iPad não poderão baixar edições em formato não-HD. Comixology e Graphicly têm ambos enviado arquivos em resoluções maiores-que-a-do-iPad-2 tem algum tempo, o que explica o salto imediato na qualidade de imagem ao serem visualizadas no novo iPad. Então não é como se você estivesse recebendo arquivos bem pequenos para começo de conversa. A resolução Retina deve melhorar ainda mais a qualidade em tamanho natural e eliminar os pixels estourados ao dar zoom.

***

No momento, o app da DC ainda não foi atualizado, o da Marvel é o único, dentre as grandes editoras, que já está disponível em resolução Retina. Fomos informados que o da DC e outras seriam disponibilizados ainda hoje também, mas estamos vendo aqui se aconteceu alguma coisa errada.

Veja abaixo uma comparação lado a lado entre as resoluções velha e nova, aproximadas. Clique para ver em tamanho natural (é bem, bem grande):

Quadrinhos antes e depois da Retina Display.

Ironman em alta definição no novo iPad.