_Espaço

Um tour pela Estação Espacial Internacional para todos nós que queríamos ser astronautas

A Agência Especial Europeia fez um vídeo em 3D em que é possível fazer um tour pela Estação Espacial Internacional.

Não existe gravação mostrando como é a vida na Estação Espacial Internacional, a não ser que você tenha tido a chance de passar um tempo por lá. Mesmo assim seria um pouco difícil ter uma noção da disposição dos equipamentos, pois a estação vive em constante mudança. Para ajudar um pouco nisso, a Agência Espacial Europeia criou um tour narrado pela estação espacial — e é tudo em 3D (caso você não tenha óculos apropriados, é possível desabilitar e ver em 2D mesmo).

O vídeo começa mostrando as composições da ISS: o laboratório europeu, módulos de pesquisa do Japão e dos Estados Unidos e um braço robótico bancado pelo Canadá para ajudar a carregar cargas e ajudar veículos a serem anexados. Do lado russo da estação, fica a nave Soyuz, que é responsável pelo transporte de astronautas até o local.

Na sequência, é mostrado o interior da estação espacial, que parece um labirinto. Um detalhe legal exibido é a forma como os astronautas fazem exercício por lá. Fiquei imaginando como seria esquisito correr ou mesmo pegar pesos em um local onde a gravidade é zero.

É a mesma coisa que passar alguns meses na estação? Lógico que não. Mas, para a maioria das pessoas, é provavelmente o mais próximo que vamos chegar de passar pela experiência de viver no espaço.

[YouTube via Gizmag]

Sair da versão mobile