_Espaço

Mercúrio está atravessando o Sol hoje; saiba como observar

Faz uma década desde a última porém belíssima vez que deu para ver Mercúrio cruzar o Sol. Hoje o evento está acontecendo novamente.

Faz uma década desde a última porém belíssima vez que deu para ver Mercúrio cruzar o Sol. Hoje o evento está acontecendo novamente, e você pode observar até o meio da tarde desta segunda-feira.

Desde 8h12 de hoje, até às 15h42, ao observar o Sol você pode perceber Mercúrio transitando em frente à nossa estrela central. Claro, olhar diretamente para o Sol não é uma boa ideia (não faça isso de forma nenhuma!), e, além disso, o planeta é pequeno demais para ser notado.

Um bom jeito de observar o minieclipse é a partir de uma transmissão via streaming feita pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Slooh Observatory. A NASA também tem sua transmissão que vai dar 11h30 às 12h30 desta segunda-feira.

Outra boa opção é a transmissão do canal Astronomia ao Vivo – eles estão desde 9h30 falando sobre o evento com convidados especiais:

Se você for um pouco impaciente, pode observar esta visualização da NASA que condensa 7 horas e meia de evento em apenas 13 segundos:

Mas de qualquer forma é um evento bastante importante. Isso acontece umas 13 vezes a cada século e depende de uma combinação de fatores – Mercúrio, Sol e Terra precisam estar perfeitamente alinhados.

Mais do que um belo show, o evento é bem útil para cientistas planetários. Não para observar Mercúrio em si, e sim para aproveitar a diminuição no brilho do Sol causada pelo trânsito do planeta e, assim, conseguir observar exoplanetas que podem ficar escondidos devido ao clarão solar.

Vale a pena tentar observar de alguma forma pela raridade do evento em si. Se não der, marque na sua agenda os dois próximos minieclipses: em 2019 e 2032.

[Gizmodo, Mensageiro Sideral]

Imagem de topo: trânsito de Mercúrio pelo Sol, NASA (2007)

Sair da versão mobile