Tudo o que você precisa saber sobre o evento do novo iPad

Dia de iPad, dia de analisar o que há de novo na terceira geração do tablet da Apple. E apesar de ele ter basicamente a mesma cara por fora, muita coisa mudou: a tela agora tem uma resolução assustadora, o processador traz uma solução gráfica com quatro núcleos e a câmera promete fazer você erguer […]

Dia de iPad, dia de analisar o que há de novo na terceira geração do tablet da Apple. E apesar de ele ter basicamente a mesma cara por fora, muita coisa mudou: a tela agora tem uma resolução assustadora, o processador traz uma solução gráfica com quatro núcleos e a câmera promete fazer você erguer tablets como uma máquina fotográfica. De quebra, temos novidades sobre o preço do iPad 2 e sobre a nova Apple TV. Confira a cobertura completa:

Novo iPad

A tela de altíssima definição: 2048 por 1536 pixels. O número parece maluco, mas é a nova resolução da tela do terceiro iPad. O aparelho agora espalha 3,1 milhões de pixels por suas 9,7 polegadas, com densidade de pixels por polegada atingindo 264. Na prática, isso significa que jogos e aplicativos gráficos terão uma melhoria sensível. E mesmo o mais básico, como fontes lidas na tela, melhorarão um bocado. Joshua Topolsky, do Verge, disse que a “sensação é semelhante ao que senti quando vi a tela do iPhone 4 pela primeira vez”.

A nova câmera: se a câmera do iPad 2 deixava um bocado a desejar — ela sequer tinha 1MP! — a Apple quer mudar essa história com o novo iPad. Seu sensor agora tem 5 megapixels, a lente conta com cinco camadas e podemos esperar imagens com resultado semelhante às vistas no iPhone 4. Para completar, ela agora também filma em 1080p. Não somos grandes adeptos dos tablets sendo utilizados como câmeras, mas pelo jeito veremos muitos tablets empunhados por aí.

O novo processador: as especulações indicavam que a Apple trabalhava na produção de 2 chips, o A6 e o A5X. O primeiro seria quad-core, o segundo não. E foi o último o escolhido para mover o novo iPad. Mas ele tem uma diferença sensível em relação ao antecessor, o A5: apesar de ter os mesmos dois núcleos, usando o mesmo Cortex A9, a solução gráfica do processador agora tem quatro núcleos — um PowerVR SGX543MP4. Para lidar com uma tela de alta resolução, algo precisava mudar.

Os novos jogos e apps: para mostrar do que o novo iPad é capaz, a Apple deu pistas de onde a nova tela e o novo processador farão a diferença. Na parte de jogos, títulos exibidos pela Namco e pela Epic Games derrubaram queixo — principalmente o segundo, uma evolução do já clássico Infinity Blade, que agora ganhou gráficos ainda mais animais e uma história que promete não ser tão óbvia. Na parte de apps de edição e produção, a Apple exibiu o Autodesk e o iPhoto rodando sem dificuldades no aparelho.

O novo nome: ei, por que o iPad HD e o iPad 3 simplesmente não existiram? Simples, porque provavelmente a Apple está corrigindo um erro de percurso criado pelo iPhone 4 e pelo iPad 2. Com atualizações anuais dos aparelhos, em poucos anos teríamos números enormes, confusos e desnecessários. Basta usar o ano em que o aparelho foi lançado. Claro, isso pode ser confuso no início, mas no longo prazo, faz muito sentido.

Se você ainda quer mais sobre o iPad, você pode acompanhar um resumo do aparelho, nas palavras da Apple, nestes vídeos de 5 minutos.

iPad 2 mais barato

A Apple aproveitou o evento para anunciar que cortou o preço do iPad 2. Lá fora, o corte é de, em média, 20%. Por aqui, a queda de preços segue o mesmo padrão. Tim Cook disse que isso será ótimo para escolas que querem adotar tablets em suas salas de aula. Nós acreditamos que a Apple quer esmagar de vez o mercado de tablets e dominar quase todas as frentes — o “premium”e o meio do caminho entre o novo iPad e o Kindle Fire.

Nova Apple TV

A Apple TV foi coadjuvante, mas também esteve no evento em San Francisco. Ela não sofreu enormes mudanças, mas chega a sua terceira versão com uma novidade interessante: a reprodução de vídeos em 1080p. Inclusive, se você já comprou filmes em HD na antiga Apple TV, a Apple os oferecerá em full HD sem custos adicionais — felizmente. Sua interface também foi redesenhada e há uma tentativa de casá-la melhor com as funções do iCloud. O preço continua o mesmo: US$99 nos EUA, R$399 no Brasil.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas