O OS X Mountain Lion da Apple traz um monte de novas funções. É o futuro das mensagens instantâneas e provavelmente de muitas outras coisas também. Mas com o update, a Apple também está tentando deixar de lado alguns apps que você usuário do Mac está acostumado e ama. Eis aqui os que estão no topo da lista de alvos a serem eliminados pelo OS X Mountain Lion.

 

Adium & AIM

Muitas pessoas provavelmente abandonaram o cliente do AIM padrão (popular nos EUA como o Live Messenger aqui) pelo iChat ou Adium muito tempo atrás, mas o Messages apaga qualquer motivo de continuar com eles. O Adium está ameaçado também, já que sua vantagem principal era na compatibilidade Growl (para notificações completas) e facilidade de navegar pelos logs entre as plataformas. O novo Messages tem banners do Centro de Notificações e um hub nativo para anular a integração Growl do Adium. E se você é viciado em logs, a opção de sincronizar os dispositivos móveis com o seu desktop é uma adição bem legal.

E também existe o fato que se você quiser juntar o FaceTime e iMessages nos seus outros chats, você não tem outra escolha que não seja o Messages. Isso é importante porque mostra o quão bom é o iMessage; é o melhor e mais rico protocolo de Mensagens Instantâneas para quem tem coisas da Apple. Você seria maluco de dispensá-lo se tiver um iPhone ou iPad. O Messages também tem a vantagem de ser mantido ativamente pela Apple; o Adium está bem abandonado. Neste momento, a única coisa que sobrou para o Adium, ao que parece, são skins e modificação de ícone. O que ainda é alguma coisa, eu acho.

 

Dropbox

É um fato conhecido que Steve Jobs cobiçou o Dropbox, supostamente tentou compra-lo por US$800 milhões para agressivamente integrá-lo ao iCloud, com aquele papo de “[O Dropbox é] uma função, não um produto,” e tudo mais. Mas o Dropbox não aceitou, e agora a Apple está partindo para outra, deixando-o de escanteio.

iCloud, que até este momento era uma função de nicho, está finalmente se estruturando. Sincronização de documentos por todas as máquinas com sua conta é uma coisa importante, e cobre muitas das funcionalidades do Dropbox. Funcionalidades entre plataformas irão impedir que o iCloud domine tudo completamente, e o Dropbox sempre teve integração fácil no OS X. Isso, combinado com o fato que o iCloud ainda não guarda arquivos gigantescos, significa que o Dropbox não vai ser abandonado tão cedo. Mas as coisas para ele mudaram de uma maneira dramática.

 

SMS

Sim, você ainda tem alguns amigos e familiares que não querem abandonar seus dumbphones. Mas com Messages, a comunicação com eles será feita de forma distinta. Isso é porque mesmo que o Messages una virtualmente todas as plataformas de comunicação em uma só, logando as interações através de SMS separadamente. Todas as comunicações, exceto o SMS ficam em um só lugar, e serviços entre plataformas como o Gtalk estão se tornando mais e mais comuns em celulares. Entre os usuários de iOS, não há mais motivo para continuar usando SMS. Não se espante se seus amigos com iPhone te convencerem a comprar um para economizar nas mensagens e não ter de lidar com o WhatsApp.

 

Growl

O centro de notificações do Mountain Lion é como um Growl mais legível. Ele pega a função principal do Growl – notificações pop-up no canto superior direito da sua tela – e melhora. O Rollup do Growl tem integração total com todos os apps nativos da Apple, mas ele mantém todas as notificações que acontecem enquanto você estava longe no centro da sua tela, onde elas permanecem até que você as feche. A barra lateral oculta do Centro de Notificação parece uma maneira muito mais elegante e menos intrusiva de ter a mesma informação. E é legal poder ver as notificações que você não teve a chance de ler enquanto estava se concentrando em alguma outra coisa.

O resultado é uma experiência melhor para você, especialmente com a API ficando disponível para todos os apps de terceiros, mas tem uma leve ironia que o novo grande felino da Apple esteja matando o Growl (rugido em inglês).

 

Qualquer coisa que não esteja na App Store?

Nós não estamos nem perto de isto se tornar uma realidade, mas uma das partes mais curiosas da função Gatekeeper é o que ela pode significar para o futuro dos downloads dos apps de OS X. O Gatekeeper permite que você ajuste níveis variados de “segurança” para seus downloads de app. Sua intenção — diz a Apple — é limitar a quantidade de malware que um usuário mais casual pode se expor, ao simplesmente não permitir que um download não confiável seja instalado.

A Apple alega que ela não está tentando fazer uma “curadoria” da web, e certamente ser capaz de limitar o que os seus familiares que não entendem tanto de tecnologia podem fazer download tem muito valor. Mas há especulações sobre isso ser a semente de um futuro onde a Apple controla todos os softwares que são instalados em uma máquina – assim como ela faz em dispositivos iOS – o que ninguém quer. É algo a se pensar.

 

Porém, o Twitter está fantástico

Por outro lado, a integração com o twitter está fantástica. Compartilhar coisas diretamente de um aplicativo nativo é ótimo, e a promessa que uma funcionalidade similar possa chegar ao Facebook, Flickr e outras redes torna claro que o futuro do OS X não é só caos, terror e destruição.

A lição aqui, eu acho, é se tornar grande o suficiente para que os gatinhos da Apple não te devorem inteiro.

 

Créditos da Imagem: Terrierman’s Daily Dose