Este é o dia (e a noite!) do Ice Cream Sandwich, a nova versão do Android que funciona tanto em smartphones como em tablets. E o robô felizmente foi repensado, para ganhar uma interface bela e intuitiva e recursos impressionantes – destravar o aparelho com seu rosto, falar com o celular e ele transcrever tudo instantaneamente, transferir dados apenas encostando dois aparelhos… Organizamos abaixo todas as novidades para você se encontrar no Android 4.0.

Samsung Galaxy Nexus

O primeiro aparelho com Ice Cream Sandwich impressiona pela tela Super AMOLED HD de 4,65″ e pelo design fino e curvo. Ele não tem os botões físicos do Android: Voltar, Home e Menu agora estão na tela, e somem quando você assiste a vídeos. A câmera de 5MP é rápida no gatilho e filma a 1080p com estabilização de imagem e recursos da câmera no ICS – como time-lapse e fotos enquanto se grava vídeo. A experiência foi tão impressionante que nem prestamos tanta atenção nas especificações, mas claro que você pode conferir tudo [aqui].

Ice Cream Sandwich

A interface

O Android quer ser amado. Ele quer que as pessoas suspirem com seus aparelhos. Para ser amado, nada melhor do que um gigantesco redesenho focando na experiência do usuário. Então o Ice Cream Sandwich vai além de uma mera combinação do Gingerbread com o Honeycomb: o Google tirou ideias de apps no Market, de customizações das fabricantes e até de ROMs personalizadas, como o CyanogenMod, para deixar o robô mais humano e mais fácil de usar. O Android segue um novo caminho: descubra mais [aqui].

A câmera

No evento do Google-Samsung, a plateia foi ao delírio quando eles demonstraram a câmera do Galaxy Nexus. E com razão: a câmera do Galaxy Nexus é prática, rápida e versátil. Ela foi ativada rapidamente e tirou 4 ou 5 fotos em 2 segundos, e agora conta com modo panorama. Isso não é apenas hardware: é o Ice Cream Sandwich repensando a experiência da câmera. Na mesma linha, gravar vídeos ganhou truques como timelapse, zoom durante a filmagem e fotos durante a gravação de vídeos. A galeria também ganhou novidades, e finalmente o Android integra screenshots no sistema. Veja as novidades em detalhe [aqui].

Os pequenos detalhes

O Google nos trouxe diversas pequenas novidades no Ice Cream Sandwich: apps padrão renovados, transcrição instantânea de voz, reconhecimento facial para destravar o aparelho, controle de consumo de dados, Android Beam… Junte tudo isto e você chega neste sistema coeso, integrado, agradável de ver e de usar. Confira todas estas novidades [aqui].

SDK e emulação

Com o kit para desenvolvedores oficial do Android 4.0, você pode conferir o que há de novo e emular o Ice Cream Sandwich no seu computador, além de criar apps específicos para ele. Você também pode ver como o Ice Cream Sandwich se adapta aos tablets. As novidades mais interessantes e as instruções para emulação estão [aqui].

Quando?

Uma das maiores dúvidas entre os usuários do Android é: “quando eu vou receber o Ice Cream Sandwich?” A resposta é complicada: o ICS deve chegar aos aparelhos atuais “algumas semanas depois” do Galaxy Nexus chegar ao mercado, o que pode significar novembro, dezembro ou ano que vem. O código-fonte do Android 4.0, no entanto, deve ser lançado em novembro/dezembro – ou seja, ROMs customizadas podem chegar já no mês que vem. Saiba mais detalhes [aqui].