_Ciência

Iniciativas genéticas buscam entender como um tumor se transforma em câncer

O que acontece quando um tumor pré-cancerígenos vai de um conjunto benigno de células anormais para a doença? Pesquisadores tentam encontrar a resposta no sequenciamento de genomas. Este mês, o National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer, em tradução livre) fundou um projeto piloto de três anos que busca desenvolver um “atlas do genoma pré-cancerígeno” […]

O que acontece quando um tumor pré-cancerígenos vai de um conjunto benigno de células anormais para a doença? Pesquisadores tentam encontrar a resposta no sequenciamento de genomas.

Este mês, o National Cancer Institute (Instituto Nacional do Câncer, em tradução livre) fundou um projeto piloto de três anos que busca desenvolver um “atlas do genoma pré-cancerígeno” para os pulmões, seios, próstatas e câncer de pâncreas. Pesquisadores irão sequenciar o DNA de tumores pré-cancerígenos, além do RNA de células individuais dos tumores. A ideia é providenciar retratos do mesmo tumor por um período, na esperança de identificar o momento em que as células se tornam cancerígenas. O resultado do trabalho pode um dia ajudar pesquisadores a saber quais tumores tratar e como.

O projeto do instituto, que é parte do National Cancer Moonshot Initiative, não é a primeira pesquisa a estudar este estágio do desenvolvimento do câncer. Semana passada, três organizações não governamentais – Stand Up To Cancer, American Lung Association e LUNGevity – anunciaram um novo esforço de U$ 5 milhões e quatro anos de duração para sequenciar o DNA de tumores pré-cancerígenos nas vias respiratórias do corpo, acompanhando mudanças com o tempo. O projeto espera encontrar novas ferramentas de diagnóstico para identificar o quanto antes se anormalidades encontradas nos pulmões são cancerígenas.

Até então, sabe-se pouco sobre os primeiros estágios das doenças que se transformam em câncer. Ao mesmo tempo, avanços em sequenciamento de DNA significam que com pequenas amostras de tecido dos pacientes, pesquisadores podem ganhar dados úteis que auxiliarão a entender estes estágios iniciais da doença. E quanto mais cedo uma câncer é identificado, maiores as chances de tratá-lo.

[Nature]

Sair da versão mobile