A Samsung apresentou um protótipo de uma TV 8K de 98 polegadas na CES. Me aproximei de uma e tentei ver os pixels nesta tela de fantasia e meu cérebro ficou perdido com tantos detalhes. Minha mente tentou calculaar quantos pixels formavam as cabeças das pequenas pessoas na tela. Eu fiquei confuso. Isso é infinito.

A tela mostrava um recorte de quatro andares de um shopping com pessoas passeando. Eu fiz muitos experimentos com TVs 4K e achava que não conseguia ver os pixels, mas colocar seus olhos em direção a essa tela da Samsung é como olhar para um portal de vidro para outro mundo.

ku-xlarge (13)

Observe esse crop de 640×360 de um quadro do vídeo. Há um pouco de blur porque a TV estava atualizando e a câmera não estava em um tripé, mas dá para dar uma boa ideia do quão louco é isso:

ku-xlarge (12)

Mas é claro, você não vai aproximar a cabeça da TV desse jeito. Você provavelmente só quer sentar bem idstante de uma TV com esse tamanho. E também ainda não há uma maneira de gravar imagens em 8K – o vídeo rodado foi montado a partir de vários outros.

Em relação ao significado e detalhes de 8K, 4K, UHD, pixels e todas essas coisas que estão ganhando força na CES, recomendamos a leitura deste excelente artigo do Manual do Usuário, do colega Rodrigo Ghedin.