_História

As TVs de 1920 tinham telas do tamanho de uma tampinha de garrafa e 30 linhas de resolução

Um vídeo mostra a TV de 1929, com uma tela do tamanho de uma tampinha de garrafa e com a maravilhosa resolução de apenas 30 linhas.

Antes que você comece a reclamar sobre a falta de conteúdo online em 8K, tire um tempinho para experimentar como era a TV há 87 anos. Como demonstra Tim Rowett do Grand Illusions, em 1929 as telas das televisões eram do tamanho de uma tampinha de garrafa com a maravilhosa resolução de apenas 30 linhas.

• As TVs curvas estão praticamente mortas
• As primeiras câmeras digitais usavam disquetes para armazenar as fotos

Ao observar esse modelo do Televisor, inventado por John Logie Baird, você pode pensar que se tratava de um rádio com um disco num dos lados para selecionar a estação. Mas aquela pequena abóbada de vidro é na verdade a tela do Televisor, em que os espectadores precisavam espremer os olhos para descobrir o que estava passando ali.

Até mesmo um smartwatch tem muito mais de 30 linhas de resolução, e comparado com uma HDTV moderna, a tela do Televisor reúne o que parece ser nada mais do que um único pixel. Mas em 1929, a tecnologia certamente era incrível (imagens que se movem?! dentro de uma caixa?!) mesmo que o conteúdo sendo transmitido pela torre de rádio da BBC fosse praticamente inexistente.

Havia, no entanto, um motivo para ter inveja do Televisor do seu tataravô: além de poder ir numa loja e comprar um desses, o projeto e esquemas também eram disponibilizados para qualquer um que quisesse construir seu próprio aparelho. Você sabe pelo menos como começar a montar sua própria TV OLED nos dias de hoje?

[YouTube]

Sair da versão mobile