Você não precisa tuitar para aproveitar o Twitter. Mas se você decidiu publicar mensagens de 140 caracteres, sempre fica a dúvida: alguém está lendo? Alguém clica nos links que você posta? Graças a um novo recurso do Twitter, isso agora é possível.

Basta visitar este link: nele, você verá quantas vezes cada tweet foi exibido na timeline de outros usuários, mais estatísticas de engajamento.

Para cada tweet, há o número de “impressões”: é o número de visualizações no Twitter.com, TweetDeck e nos apps oficiais do Android e iOS. Ou seja, isso não inclui apps de terceiros, que a empresa vem restringindo nos últimos anos.

Você também verá o número de “engajamentos”, que inclui basicamente qualquer interação com seu tweet. Alguém favoritou seu tweet, sendo seguidor ou não? Conta como engajamento. Retuitou? Conta também. Tocou nele para expandi-lo? Mais um engajamento. Clicou no link que você postou? Mais outro. Essa é a descrição oficial:

Número total de vezes que um usuário interagiu com um Tweet. Isso inclui todos os cliques em qualquer lugar no Tweet (como marcadores, links, avatar, nome de usuário e expansão do Tweet), Retweets, respostas, seguindo e favoritos.

No dashboard, se você clicar no tweet, ele se expande detalhando cada tipo de interação que seus seguidores realizaram com ele:

twitter dashboard detalhes

Na coluna à direita, você também verá gráficos reunindo quantos retweets, favoritos, respostas e cliques seus tweets receberam nos últimos 28 dias.

twitter dashboard graficos

Clicando em “Seguidores”neste link, você também pode ver um gráfico acompanhando quantas pessoas seguem você ao longo do tempo, mais seus interesses, localização e quem eles também seguem:

twitter dashboard seguidores

Vale notar que, em contas protegidas (com o ícone do cadeado), o dashboard não funciona. Algumas contas também exibem a seguinte mensagem de erro, e só passam a fornecer estatísticas para tweets futuros.

twitter dashboard erro

Segundo o blog oficial do Twitter, o recurso deveria estar disponível apenas para “anunciantes, usuários de Twitter Cards e usuários verificados”. Eu não faço parte de nenhum deles, nem outras duas pessoas que consultei – e todos conseguimos entrar no Dashboard. Você também consegue? Estão prestando atenção em você no Twitter? [Twitter Blog via Marketing Land]

Atualizado em 17/07