_Twitter

Twitter deixa interface mais poluída nos apps e na web

Fico imaginando como seria uma reunião para decidir mudanças no design do Twitter. “Nós vamos estrear na bolsa de valores em breve, precisamos aumentar o engajamento dos usuários!” “Já sei: vamos deixar os botões de responder, favoritar, retuitar e Mais bem explícitos em todo tweet!” Que ideia ruim. Com o novo design, tanto a interface […]

Fico imaginando como seria uma reunião para decidir mudanças no design do Twitter. “Nós vamos estrear na bolsa de valores em breve, precisamos aumentar o engajamento dos usuários!” “Já sei: vamos deixar os botões de responder, favoritar, retuitar e Mais bem explícitos em todo tweet!” Que ideia ruim.

Com o novo design, tanto a interface da web como dos apps oficiais para iOS e Android ganharam vários botões cinza em cada tweet.

Antes, era possível acessá-los passando o mouse por cima do tweet (na web), ou pressionando e segurando o tweet (nos apps). Mas agora eles estão sempre lá, esperando para serem usados. É uma pena. Na tela do meu laptop, vejo uns seis tweets de cada vez, ou seja: há agora VINTE E QUATRO botões a mais na interface.

Não é a primeira vez que o Twitter adota mudanças controversas na interface. Em 2011, o app oficial para iPhone irritou os usuários ao ganhar uma barra acima da timeline que mostrava trending topics e propagandas. A Quick Bar (apelidada de Dickbar) foi logo removida. Espero que o mesmo aconteça com essa infinidade de botões cinza.

Mas há boas novidades na interface: a partir de agora, você verá prévias de fotos do Twitter e vídeos do Vine direto na timeline – não precisa abrir o tweet para visualizá-los. Isso vale para a web e apps do iOS e Android.

É possível desativar a prévia de imagens no celular indo em Configurações e desligando a opção “Visualizações de imagem”. Na web, ainda não é possível desativar isso.

Entre outras novidades recentes no Twitter, temos: o botão de Mensagem Direta ganhou destaque na barra superior na web; e o botão “Favoritar” virou “Curtir” na versão web – ele mantém o nome antigo nos apps. [Twitter Blog]

Sair da versão mobile