Você não vai precisar mais ligar a TV para acompanhar as partidas do basquete nacional. O Twitter anunciou nesta sexta-feira (20), em evento em São Paulo, que transmitirá ao vivo jogos da temporada 2017/2018 do Novo Basquete Brasil. O primeiro live vai rolar no dia 10 de novembro, a partir das 20h10, na partida entre Franca e Paulistano, válida pela segunda rodada do campeonato.

• Twitter também acha que o futuro está nos vídeos
• Estas são as novas regras do Twitter para combater conteúdos violentos e sexuais

A parceria confirma a estratégia do Twitter de seguir firme com os vídeos e transmissões ao vivo, na mesma pegada que o Facebook tem mostrado nos últimos meses. Em julho deste ano, a gente já teve um aperitivo do que poderia vir pela frente, e agora surge a primeira transmissão de esportes brasileira, que estará disponível para todo mundo. Segundo Pitter Rodriguez, diretor de parcerias de esportes do Twitter para América Latina, mais de 80% dos usuários brasileiros da rede social falam de esportes.

Para acessar o conteúdo, basta clicar na aba Explorar. O live sempre fica destacado no topo da página. Outra forma é acessar o perfil @NBB pelo computador, smartphone, tablet e outros aparelhos como Apple TV e Xbox One – qualquer pessoa, cadastrada ou não na rede social, pode assistir. Quem segue o perfil é notificado no início da transmissão.

Apesar do futebol ser o esporte com mais volume de conversas no Twitter, o basquete tem alcançado números expressivos na plataforma. Pitter Rodriguez apontou que na última temporada da NBA – a liga americana de basquete –, o Brasil foi o quarto país com mais tweets em todo o mundo neste tema. Pegando o gancho, João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete, comentou que o basquete nacional tem crescido muito nos últimos três anos e que os números alcançados nas transmissões na Band e na TV fechada empolgam bastante, apesar de não ter aberto os dados.

O fato das transmissões do Twitter serem gratuitas e abertas para todo o público é o ponto mais animador e tem potencial para alavancar bastante o esporte no País.

Fotos: Alessandro Junior/Gizmodo