_Uber

UberPool: categoria que permite dividir carona com estranhos chega dia 29 em São Paulo

Categoria do Uber que permite dividir carona com outras pessoas estreia em São Paulo em 29 de abril às 14h.

A partir do dia 29 de abril, será possível usar a categoria UberPool na cidade de São Paulo. Nela, o passageiro divide o percurso e o valor da viagem com outra pessoa.

>>> Concorrente do Uber no Brasil terá preços baixos sem cobrar tarifa dinâmica
>>> Um rolê de 99Top: testamos o serviço de táxi preto que vai estrear em São Paulo

A ideia é juntar pessoas que estão indo para um mesmo lugar e na mesma hora. E tudo isso com uma tarifa de UberX, mas dividida entre os passageiros.

Segundo o Uber, este tipo de viagem pode ser até 40% mais barata que uma carona individual no UberX. No entanto, a companhia ressalta que esta modalidade pode fazer com que o trajeto seja um pouco mais longo, sobretudo se você for o primeiro a entrar no carro.

A empresa argumenta que a modalidade poderá ser benéfica para São Paulo, pois pode contribuir para redução de circulação de carros. De acordo com dados do Detran, havia 5,4 milhões de veículos em 2008. O ano de 2015 fechou com 8 milhões, o que, com certeza, ajudou a contribuir com o congestionamento da cidade.

Como funciona

Para usar o UberPool, o passageiro deve escolher a opção UberX e colocar os endereços de partida e de destino. Ao confirmar, é necessário escolher a opção carro compartilhado, onde será exibida a tarifa estimada. Por fim, clique em solicitar Pool e aguarde o carro. Durante o caminho, o carro fará uma parada para pegar o outro usuário do Uber.

Paralelo ao lançamento do UberPool, o Uber está em campanha para tentar aprovar o Projeto de Lei 421/15, que regulamenta o compartilhamento de carros na cidade. Previsto para ser votado nesta quarta-feira (27) na Câmara dos Vereadores, este projeto fará com que a empresa de tecnologia deixe de operar em um vácuo jurídico (oficialmente, a companhia diz que sua atuação é legal no Brasil, pois a atividade de seus parceiros está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana). No blog da companhia, foram até colocados atalhos para as pessoas enviarem e-mails diretamente para os vereadores da cidade.

[Uber]

Foto do topo por David Ramos/Getty Images

Sair da versão mobile