_Tecnologia

Ubuntu para smartphones chega em 17 de outubro

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, prometeu que o Ubuntu Touch – interface do sistema para dispositivos móveis – seria lançado em outubro. A empresa vai cumprir o prazo? Pode apostar que sim! Nicholas Skaggs, funcionário da Canonical, disse no dia 17 que “estamos a exatamente um mês do lançamento do Saucy Salamander”. Ou seja, veremos […]

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, prometeu que o Ubuntu Touch – interface do sistema para dispositivos móveis – seria lançado em outubro. A empresa vai cumprir o prazo? Pode apostar que sim!

Nicholas Skaggs, funcionário da Canonical, disse no dia 17 que “estamos a exatamente um mês do lançamento do Saucy Salamander”. Ou seja, veremos o Ubuntu 13.10 – compatível com smartphones – em 17 de outubro.

Uma lista de discussão do Ubuntu Phone confirma a informação: “só mais quatro semanas e meia, e o Phone 1.0 será uma realidade!”

Enquanto o lançamento não chega, ambos pedem que os usuários continuem a testar o Ubuntu Touch para que a Canonical descubra – e corrija – os bugs restantes.

A versão de testes para desenvolvedores está disponível desde fevereiro em developer.ubuntu.com para o Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. No entanto, você não precisa de um Nexus para testar o Ubuntu Touch: já foram criadas versões para outros smartphones e tablets, incluindo aparelhos conhecidos da Samsung e Sony.

O Ubuntu para smartphones traz algumas novidades interessantes, em especial a interface focada em gestos. Deslize da esquerda para abrir a barra de programas (como no Unity!) ou voltar para a tela inicial; deslize de baixo para abrir o menu do app; deslize da direita e alterne entre apps. Ao contrário do Android ou iOS, não há necessidade de botões.

A barra de notificações também foi turbinada: você pode acessar configurações de volume, redes, mensagens abrindo o painel de notificações e deslizando para os lados. Você confere aqui nosso hands-on do Ubuntu Touch.

O sistema também foi adaptado para tablets entre 6″ e 20″, mantendo a interface de gestos, mas com algumas novidades: suporte a mais de um usuário; barra lateral de notificações; e a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo (quase como no Windows 8). No entanto, o Ubuntu só vai incorporar a interface de tablet na versão 14.04, cujo lançamento está previsto para abril de 2014.

E os smartphones rodando Ubuntu direto da caixa, quando chegam? Shuttleworth diz que eles devem estrear só em 2014 “na América do Norte, Europa e China” – eles devem demorar bastante para chegar ao Brasil. Enquanto isso, o jeito é testar o sistema no seu próprio smartphone Android. [PCWorld via The Verge]

Sair da versão mobile