Quando empresas de tecnologia tentam criar gadgets só para mulheres, geralmente fazem algo irrelevante ou só pintam um produto existente com alguma “cor feminina”. Parece que a Multilaser fez ambos com o Diamond Tablet PC em rosa.

O tablet ainda roda Android 2.3 (em 2012!) com todo aquele estilo xing-ling: um monte de botões na barra de notificações (Home, Voltar, Menu, volume) – desnecessários, já que há botões físicos para isso – e ausência de Google Play/Android Market. A promessa de bateria também é baixa: 4h de vídeo ou com o Wi-Fi ligado.

Mas deixe a tecnologia de lado: o que importa é o “design exclusivo com facetas na parte traseira que lembram as dos diamantes”. Cara, que raios é essa traseira angulosa? E o novo Diamond é apenas uma versão rosa do modelo já existente em preto. Quando empresas de tecnologia vão parar de usar esse truque? Só jogar uma cor rosa/roxo não dá o direito de dizer que o produto é feito “sob medida para agradar ao público feminino”.

Não consigo lembrar de algum produto de tecnologia realmente pensado para mulheres que tenha dado certo. A Sony Ericsson criou há um bom tempo o celular Jalou, depois de “analisar mulheres” com rigor. Alguém lembra dele?

E a HTC, entre os inúmeros aparelhos do ano passado, lançou nos EUA o Rhyme, um Android para mulheres. Ele vem apenas na cor roxa, e inova com um acessório roxo para bolsas, que se conecta à entrada de fone no celular e brilha quando alguém liga (ao lado).

É uma ideia interessante para mulheres e homens também – por que deixá-lo exclusivo para elas? Joanna Stern, ex-The Verge, comenta o aparelho em ótimo editorial, colocando a pergunta: mulheres realmente procuram algo diferente em tecnologia? No fim, elas sugere que os aparelhos deveriam se voltar a pessoas em geral, não a segmentos que amam roxo ou rosa.

O Multilaser Diamond Tablet PC Rosa força a barra em mirar nas mulheres, e obviamente peca no software. Mas por R$599, até que ele traz bastante coisa: processador Boxchip de 1,5 GHz com um núcleo, 512MB de RAM, 8GB de espaço interno com suporte a cartão microSD de 32GB, e touchscreen LCD de 7″ com multitoque e resolução 800×480, além de portas USB e HDMI. Será que você consegue encontrar um equivalente mais barato no Dealextreme ou similares? É bem provável – quem sabe até em rosa.